Sincretismo de Santo Antônio com Exú e a linha da esquerda da Umbanda

O sincretismo de Santo Antônio e a linha da esquerda da Umbanda ocorre, dentre outros,devido ao caráter protetor do santo, também associado ao orixá Exú.

Sincretismo de Santo Antônio

O sincretismo religioso entre santos católicos e orixás é algo ainda muito presente em todos os estados brasileiros, ainda que tenha surgido pela necessidade, nos tempos da escravatura, quando os africanos trazidos para as Américas eram proibidos e punidos por seguirem praticando seu culto aos orixás.

Neste artigo, trataremos especificamente do sincretismo de Santo Antônio com o Exú orixá e com as falanges da linha de esquerda da Umbanda, os Exús, Pombagiras e Mirins.

Sincretismo de Santo Antônio com Exú e a linha da esquerda da Umbanda

Sincretismo de Santo Antônio com o orixá Exú

A aproximação e o consequente sincretismo de Santo Antônio com o orixá Exú se dá por razões óbvias. As duas divindades, homenageadas em 13 de junho, têm um grande dom da oratória e da comunicação.

Além disso, ambos atuam nas questões práticas da vida humana, como a questão financeira, e são também famosos por atuarem nas ligações amorosas.

Por fim; ambos são considerados lideranças das falanges da esquerda da Umbanda, os Exús, as Pombagiras e os Mirins.

Exú orixá

Exú é o orixá que liga e promove a comunicação entre os humanos e o mundo dos orixás, portanto, sem Exú, nenhum contato com o mundo espiritual é possível.

Além disso, sem o intermédio de Exú orixá entre os dois mundos, não há proteção para os terreiros e casas de axé nem para seus filhos.

O orixá Exú faz a guarda e distribui bênçãos de fertilidadefarturaproteção astralprosperidade e boa sorte nos negócios.

Quem foi Santo Antônio?

Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, e desencarnou em Pádua, na Itália. Foi discípulo de São Francisco, e como ele, desfêz-se de todos os seus bens e viveu para ajudar aos pobres e desamparados.

Em vida, Santo Antônio foi um homem de grande cultura, professor de Universidade, e conhecia inclusive assuntos tidos como profanos.
Portanto; era muito próximo, acessível a todos.

Grande pregador

Possuidor de uma oratória admirável, era tido como um grande pregador. Nas descrições da época sempre é mostrado o fascínio que ele exercia nos ouvintes através da sua oratória. 

Em certa época, ele largou tudo, família e bens, pelo sacerdócio, a caridade e a luta justa pelos valores dos humanos.

Como padre, Santo Antônio alimentava seus fiéis pela palavra de Deus. Como padeiro, matava a fome dos pobres da aldeia de Pádua.

Antonio, quando vivo, já era um Santo para o povo, após sua passagem precoce, aos 39 anos, se transforma em Santo Antonio Milagreiro.

Padroeiro de muitas profissões

Ao redor do mundo, católicos e simpatizantes do catolicismo, adoram Santo Antônio por sua história tocante de fé, humildade e caridade com os pobre e necessitados.

Pelo mundo afora, ele é considerado padroeiro de muitas profissões e coisas: pescadores, grávidas, marinheiros, viajantes, agricultores, idosos, mas, aqui no Brasil, sua fama mesmo é relacionada aos casamentos.

Santo Antônio, o santo casamenteiro

São muitas as lendas que tentam explicar o início desta fama de santo casamenteiro.

Uma delas; conta que uma moça muito bonita, que havia perdido as esperanças de arranjar um marido, apegou-se a Santo Antônio.

Reza a lenda que a mulher adquiriu uma imagem do santo e colocou-a em um pequeno oratório.

Todos os dias, a jovem colhia flores e as oferecia a Santo Antônio sempre pedindo que este lhe trouxesse um marido.

Espera em vão

Mas; passaram-se dias, semanas, meses, e nada do noivo aparecer. Então, tomada pelo desgosto e pela ingratidão do santo, ela atira a imagem pela janela.

Neste exato momento, passava um jovem cavalheiro que é atingido pela imagem do Santo.

Ele apanha a imagem e vai entregar à jovem, que se apaixona por ele e atribui a sua chegada a fé por Santo Antônio.

Além de todas essas famas, Santo Antônio é também considerado, na Umbanda, regente das falanges de Exús, Pombagiras e Mirins, entidades guardiãs de luz, responsáveis por dar proteção e abrir os caminhos de seus protegidos, tanto nas questões de amor, quanto nas questões financeiras e profissionais.

A ele dirigimos nossas preces, acreditando que ele auxilia no nosso destino, tendo ao seu lado estas entidades da linha da esquerda da Umbanda, entidades amigas que tanto nos ajudam.

Oração a Santo Antônio

Saiba mais sobre a linha da esquerda na Umbanda

A Linha de Esquerda da Umbanda é formada por Exú, Pombagira e Exú Mirim que são espíritos fundamentais na sustentação espiritual de nossa vida. Saiba tudo no artigo.

Linha das Pombagiras é regida por Oxum, ligada ao Trono do Amor, mas cada entidade pode estar ligada a outros orixás do médium. Saiba tudo no artigo.

Linha dos Exús é regida por Ogum na Umbanda e está ligada ao Trono da Lei, encarregados de aplicar e cobrar a vontade divina. Saiba tudo neste artigo.

A Linha dos Mirins é composta de Exús e Pombagiras Mirins e promove a sustentação da linha da esquerda na Umbanda, mas é pouco compreendida.

Oração a Santo Antônio, em 13 de junho, pedindo que abençoe os relacionamentos e traga harmonia a vida sentimental. Veja o artigo com a oração completa.

Faça uma consulta espiritual

Se você tem questionamentos afligindo sua vida, e precisa de respostas das entidades para tomar decisões importantes, faça hoje mesmo uma consulta espiritual, e receba revelações dos guias da Umbanda para esclarecer e orientar espiritualmente sua vida.

Você pode também solicitar a identificação das entidades que regem seus caminhos, e através da consulta a Cabala dos Orixás, ficar sabendo com detalhes todos os regentes da sua espiritualidade.

A consulta vai revelar seus orixás regentes (orixá principal, ajuntó e orixá familiar) e entidades (Exú e Pombagira, Pretos Velhos, Caboclos e Ciganos).

Glaucia Carvalho, que tem mais de 30 anos de experiência como umbandista; vai, assim, orientar em suas dúvidas do ponto de vista espiritual e responder as questões que estão afligindo sua vida.

Faça hoje mesmo sua consulta.

Siga-me nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *