A Cabala dos Orixás – Descobrindo Orixás e Guias da Umbanda

A Cabala dos Orixás vai indicar a composição dos orixás e guias espirituais da Umbanda que comandam a coroa de uma pessoa, e o que está reservado ao seu destino.

A Cabala dos Orixás

A Cabala dos Orixás é uma das diversas formas de encontrar os signos que regem a personalidade e o destino das pessoas dentro da Umbanda, e pode ser calculada a partir da data de nascimento.

O resultado desta numerologia é a identificação dos odús que regem a cabeça ou coroa.

Cada odú está ligado a certos orixás que comandam e dão características específicas de acordo com a combinação de orixás em cada coroa.

Cabala dos orixás data de nascimento

Como calcular a Cabala dos Orixás?

Trace uma linha vertical. Esse linha irá separar os algarismos da data de nascimento em duas colunas: uma à esquerda e outra à direita.

Na primeira coluna da primeira linha, escreva o primeiro digito do dia do nascimento  da pessoa e, na segunda coluna desta mesma linha, O segundo digito do dia da data de nascimento;

E na primeira coluna da segunda linha, escreva o primeiro digito do mês do nascimento da pessoa e, na segunda coluna desta mesa linha, o segundo digito do mês;

Então na primeira coluna da terceira linha, escreva o primeiro digito do ano de nascimento da pessoa e, na segunda coluna desta mesma linha, o segundo dígito do ano;

Agora na primeira coluna da quinta linha, escreva o terceiro dígito do ano do nascimento da pessoa e, na segunda coluna desta mesma linha, o quarto dígito do ano.

cabala dos orixás soma
cabala dos orixás soma da data de nascimento - odú principal e odú secundário
cabala dos orixás odú da direita
cabala e o odú da esquerda
os 5 odús
odú da composição da coroa

Veja neste vídeo o exemplo de uma pessoa nascida em 01/02/2000

Redução das somas encontradas

Toda soma superior a 16 deve ser reduzida somando os números como no caso do 20. Nesse caso somamos, 2 + 0 = 2

Caso ocorresse uma soma diferente, como 9 + 8 = 17, a solução seria somar novamente 1 + 7 = 8

Os orixás contidos em cada Odú

  1. Okaran – Principais orixás: Exú, com influências Oxumaré, Xangô e Omulú;
  2. Ejiokô – Principais orixás: Ogum, Oxalufã com influências de Ibeji e Exú;
  3. Etaogundá – Principais orixás: Ogum, Iemanjá, Obaluaiê e Iansã;
  4. Irosun – Principais orixás: Iansã, com influências de Obaluaiê, Iemanjá, Oxóssi e Ossaim;
  5. Oxê – Principais orixás: Oxum e Ogum, com influências de Xangô, Oxumaré e Omulú;
  6. Obará – Principais orixás: Oxum, Oxóssi, Logunedé, com influências de Xangô e Oxumaré;
  7. Odi – Principais orixás: Ogum, Oxum e Omulú com influências de Exú e Iansã;
  8. Ejionilê – Principais orixás: Oxaguiã e Oxalá, Nanã e Oxum, com influências de Xangô e Ogum;
  9. Ossá – Principais orixás: Iansã e Iemanjá, forte influência de Obá ou Xangô;
  10. Ofun – Principais orixás – Oxalufã e Oxalá, com influência de Oxum, Nanã e Xangô;
  11. Owarin – Principais orixás: Iansã e Oxóssi com forte influência de Obaluaiê;
  12. Ejilaxeborá – Principais orixás: Xangô, Iemanjá, Oxalá e Oxum;
  13. Ejilobon – Principais orixás: Nanã e Omulú com forte influência de Oxalufã;
  14. Iká – Principais orixás: Oxumaré, Ewá, Logunedé com forte influência de Ossaim;
  15. Obeogundá – Principais orixás: Obá, Ogum;
  16. Alafiá – Principais orixás: Oxalufã e Oxalá com forte influência de Xangô e Nanã.

Eu sou filho de quais orixás?

O resultado da Cabala dos Orixás revela a composição dos odús que regem sua vida. Cada odú tem vários orixás e cabe a você identificar qual orixá tem maior aproximação com suas características de personalidade.

Esse é um caminho intuitivo na Umbanda, e a verdadeira descoberta precisa às vezes ser mediúnica, por isso, necessita de ajuda de outro médium para revelar o que sua espiritualidade não conseguiu perceber.

O encontro dos odús pode não revelar exatamente qual orixá rege seus caminhos, mas a tendência a essa regência, pois cada odú é regido por muitos orixás.

Pode ocorrer da Cabala dos Orixás identificar o orixá que está regendo seus caminhos “naquele momento” e não ser o regente principal da coroa da pessoa, isso explica o fato de diferentes resultados serem possíveis e, algumas vezes, não corresponderem a expectativa de uma pessoa sobre determinado orixá ou entidade regente.

O resultado da Cabala dos Orixás, método usado por muitos umbandistas, pode ser muito diferente do resultado da composição da coroa da pessoa feita no Candomblé, que não contempla essa forma de identificação em seus cultos.

Vários métodos para descobrir os orixás e entidades além da Cabala dos Orixás

De acordo com a algumas vertentes da Umbanda, a maneira correta de descobrir os orixás que regem uma pessoa é através da incorporação dos guias que identificam-se e revelam os orixás e as outras entidades que compõem a coroa daquela pessoa.

Mas, ocorre que muitas pessoas nunca experimentarão a incorporação por espíritos, no entanto, sentem o desejo de cultuarem as forças que guiam sua espiritualidade, de maneira mais simples, sem necessariamente tornarem-se discípulos da religião umbandista.

Como confirmar com exatidão os meus orixás e entidades?

Existem diversos métodos para descobrir a formação da coroa, consultando dentre outros, os guias ciganos, que podem identificar entidades e orixás, e podem utilizar ou não os oráculos da Umbanda, como o Baralho Cigano ou Tarô.

Toda revelação feita através da Cabala dos Orixás, por mediunidade ou pelo Jogo de Cartas, deve ser confirmada por um sacerdote da Umbanda ou Candomblé, caso a pessoa tenha o interesse em realizar o desenvolvimento mediúnico, pois podem ocorrer grandes diferenças entre orixás e entidades de uma linha de culto para outra.

Como descobrir os guias espirituais da Umbanda através da cabala dos Orixás?

Se você conseguir perceber quais sãos os principais orixás que regem sua coroa, através da descoberta dos odús feita na Cabala dos Orixás, as entidades regentes como Pombagiras, Exús, Caboclos, Pretos Velhos e outras guias espirituais estarão ligadas a esses orixás principais, especialmente ao orixá da primeira e segunda posição na coroa (orixá principal e orixá ajunto ou de costas).

Essa é uma confirmação que deve passar pela incorporação da pessoa com seus principais guias espirituais, que darão o seus nomes, ou através da mediunidade de outro assistente, feita em consulta espiritual como a que ofereço.

Faça uma consulta espiritual para descobrir seus orixás e guias espirituais da Umbanda

Consulta espiritual pela cabala dos orixás para descobrir orixás e entidades

Você pode solicitar a identificação das entidades que regem seus caminhos, e através da consulta a Cabala dos Orixás, ficar sabendo com detalhes todos os regentes da sua espiritualidade.

A consulta espiritual feita através da Cabala dos Orixás vai revelar seus principais orixás regentes (orixá principal, orixá ajunto e orixá familiar) e entidades (Exú e Pombagira, Pretos Velhos, Caboclos e Ciganos).

Se você tem questionamentos afligindo sua vida, e precisa de respostas das entidades para tomar decisões importantes, faça hoje mesmo uma consulta espiritual, e receba revelações dos guias da Umbanda para esclarecer e orientar espiritualmente sua vida.

Glaucia Carvalho, que tem mais de 30 anos de experiência como umbandista; vai assim; orientar em suas dúvidas do ponto de vista espiritual, e responder as questões que estão afligindo sua vida.

Faça hoje mesmo sua consulta.

Siga-me nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *