Ewá é uma orixá pouco conhecida e cultuada no Brasil, pois muito de seus rituais se perderam, sendo raras as Casas de Santo da Umbanda com seus filhos hoje em dia.

Orixá Ewá – Beleza e mistério

Ewá é a orixá da beleza e dos mistérios, senhora do céu estrelado, rainha do cosmo.

Hábil caçadora, Ewá está relacionada à mata, à água,e ao ar, é a deusa dos rios e lagos, do céu cor-de-rosa, das florestas inexploradas.

Ewá está nos lugares que o homem não alcança, onde só a natureza e os deuses se manifestam.

Ewa é simbolizada pelos raios brancos do sol, da neve, o sumo branco das folhas, o branco do arco-íris, os espermatozóides, a saliva e, ainda, o rio Yewa e a lagoa do mesmo nome.

Orixá dos astros, guerreira valente, é também a Orixá das florestas. Não roda na cabeça de homem como orixá principal, mas pode ser ajuntó (segundo orixá) em cabeça masculina.

orixá ewá

Família sagrada da orixá

A orixá Ewá é irmã de Oxumaré, Ossaim e Omulú, sendo filha de Nanã e Oxalufã, e; em algumas, lendas pode ser filha de Oxalá e Oduduá.

Em muitas casas de santo, as filhas de Ewá podem ser confundidas com filhas de Iansã ou de Oxum, exatamente pela falta de conhecimento do culto e dos rituais perdidos dessa orixá.

Ewá, orixá do rio Yewa, que fica na antiga tribo Egbado (atual cidade de Yewa) no estado de Ogun na Nigéria. Orixá identificada no Jogo de Búzios pelo odú obeogundá.

Lenda

De certa feita estando Ewá à beira do rio, com um igba (gamela) cheio de roupa para lavar, avistou de longe um homem que vinha correndo em sua direção. Era Ifá que vinha esbaforido fugindo de Ikú (a morte).

Pedindo seu auxílio, Ewá despejou toda roupa no chão, que se encontrava no igba, emborcou-o em cima de Ifá e sentou-se.

Daí a pouco chega a morte perguntando se não viu passar por ali um homem e dava a descrição.

Ewá respondeu que viu, mas que ele havia descido rio abaixo e a morte seguiu no seu encalço.

Ao desaparecer, Ifá saiu debaixo do igba e levou Ewá para casa, a fim de torná-la sua mulher.

Ewá domina a vidência, atributo que o deus de todos os oráculos lhe concedeu por esta razão é sincretizada com Santa Luzia.

Sincretismo de Ewá

Ewá possui sincretismo religioso com Santa Luzia, que é comemorada em 13 de dezembro.

Características dos filhos da orixá Ewá

Os filhos de Ewá são pessoas extremamente metódicas e racionais. Conservadoras, podem acabar sofrendo com o excesso de rotina que conseguem estabelecer em suas vidas.

Pessoas de beleza exótica, possuem tendência à duplicidade. Em algumas ocasiões podem ser bastante simpáticas, em outras são extremamente arrogantes; às vezes, aparentam ser bem mais velhas ou parecem meninas ingênuas e puras.

Os filhos de Ewá podem ser pessoas apegadas à riqueza, pois gostam de ostentar, especialmente com roupas bonitas e vistosas, e acompanham sempre a moda, adoram elogios e galanteios.

Quando estão em desequilíbrio, os filhos de Ewá podem tornarem-se pessoas altamente influenciáveis, que agem conforme o ambiente e as pessoas que as cercam. 

São vivas e atentas, mas sua atenção está canalizada para determinadas pessoas ou ocasiões, o que as leva a desligar-se do resto das coisas. Isso aponta uma certa distração e dificuldades de concentração que pode ser característica marcante dos filhos desta orixá.

Culto a Ewá

  • Dia da semana: terça-feira
  • Data anual: 13 de dezembro, Dia de Santa Luzia
  • Cores: Vermelho Vivo, Coral e Rosa
  • Símbolos: Ejô (cobra) e Espada, Ofá (lança ou arpão)
  • Elementos: Florestas, Céu Rosado, Astros e Estrelas, Água de Rios e Lagoas
  • Domínios: Beleza, Vidência (sensibilidade, sexto sentido), Criatividade
  • Saudação: Ri Ro Ewá!
  • Elementos e ferramentas: a âncora e a espada, ofá que utiliza na guerra ou na caça, brajás de búzios, roupa enfeitada com ikó (palha da costa) tingida.
  • Comidas e oferendas: gosta de pato, também de pombos, odeia galinhas que é seu grande ewó (proibição).

Quer descobrir seus orixás e entidades da Umbanda?

Glaucia Carvalho

Se você tem dúvidas sobre as entidades que regem seus caminhos, faça uma consulta espiritual para revelar com detalhes todos os regentes da sua espiritualidade.

Nessa consulta, a sacerdotisa de Umbanda vai revelar seus orixás regentes e entidades (Exú e Pombagira, Pretos Velhos, Caboclos e Ciganos).

Glaucia Carvalho, que tem mais de 30 anos de experiência como sacerdotisa de Umbanda; vai orientar em suas dúvidas do ponto de vista espiritual e responder suas perguntas enviadas.

Faça hoje mesmo sua consulta.

Siga-me nas redes sociais