A Linha dos Mirins – Exús e Pombagiras da Sagrada Umbanda

A Linha dos Mirins é composta de Exús e Pombagiras Mirins e promove a sustentação da linha da esquerda na Umbanda, mas é pouco compreendida.

A Linha dos Mirins

As entidades chamadas Exú Mirim e Pombagira Mirim são pouco compreendidas pela maioria das pessoas, mas; tem grande importância nos cultos umbandistas, pois são o sustentáculo da linha de esquerda.

Os Mirins formam a base sólida que complementa o trabalho da Linha dos Exús e da Linha das Pombagiras, que compondo essa tríade de esquerda, nos guardam e protegem das energias densas e negativas do mundo espiritual.

Quem são os Mirins?

Exú Mirim não tem nada a ver com espíritos de crianças marginalizadas, e; nem são espíritos revoltados porque morreram jovens.

As entidades chamadas Mirins, Exús e Pombagiras, são uma linha especial da Umbanda, a contraparte da linha dos Ibejis; que trabalham na concepção das ideias e desejos mais íntimos.

Qual a função da linha dos Mirins

São importantes entidades da linha de esquerda da Umbanda que atuam absorvendo, filtrando, decantando, as energias mais pesadas que nosso espírito não consegue filtrar sozinho, por isso; precisamos da ajuda e presença deles em nossas vidas.

Pombagira Mirim e Exú Mirim completam o trabalho da linha das Pombagiras que é inspirador, o de Exú que é ativo e potencializador e os Mirins são a parte sustentadora dessa tríade.

Para que serve o culto aos Mirins?

O culto a Exú Mirim serve para criar uma conexão entre a pessoa e sua entidade guardiã, visando dentre outras coisas fortalecer a proteção espiritual, barrar feitiços, fortalecer o amor próprio, orientar intuitivamente seu progresso e evolução espiritual.

Como cultuar a linha dos Mirins?

A pessoa que trabalha sua espiritualidade em um Terreiro da Umbanda é orientada a seguir certas formas de culto, próprias daquele templo.

Mas; o culto a linha dos Mirins pode ser realizado em sua residência, e mesmo que você não saiba o nome de suas entidades ainda, pode cultuar a força dela, dirigindo seus pedidos e orações.

Velas Preferidas

A forma mais simples de culto é acender uma vela branca comum, e oferencer a seu Mirim protetor, fazendo seu pedido.

As cores de preferência em velas são as bicolores pretas e vermelhas, mas; existem Exús que trabalham com velas bicolores em branco e preto, ou podem utilizar velas em qualquer cor, dependendo do trabalho que estão realizando.

Dia da semana na Linha dos Mirins

Você pode acender a vela em qualquer dia da semana, mas especialmente às segundas-feiras, que é tradicionalmente, o dia da semana consagrado a Linha dos Mirins.

Data anual de homenagem a Linha dos Mirins

A data anual de homenagem aos Mirins está ligada ao “Dia de Santo Antônio” sincretizado com o orixá Exú, e por extensão toda a linha de Exús, Pombagiras e Mirins da Umbanda, comemorados em 13 de junho.

Objetos ligados a linha dos Exús Mirins

Os Mirins utilizam diversos objetos dentro de seu culto como correntes, punhais, tridentes, cadeados, etc..

Alimentos e bebidas da linha dos Exús

Exú Mirim aceita oferenda de frutas ácidas como limões e laranjas, bebidas como cachaça com mel.

Guias da linha dos Mirins

Geralmente as cores usadas nos colares dos Mirins, chamadas guias ou fio de conta, são o preto e vermelho.

Descubra suas entidades e orixás

Se você tem dúvidas sobre as entidades que regem seus caminhos, faça uma consulta espiritual para revelar com detalhes todos os regentes da sua espiritualidade.

Nessa consulta, a sacerdotisa de Umbanda vai revelar seus orixás regentes e entidades (Exú e Pombagira, Pretos Velhos, Caboclos e Ciganos).

Glaucia Carvalho, que tem mais de 30 anos de experiência como sacerdotisa de Umbanda; vai orientar em suas dúvidas do ponto de vista espiritual e responder suas perguntas enviadas. Você pode enviar três (03) perguntas que deseja fazer.

Faça hoje mesmo sua consulta.

Saiba mais

A Linha de Esquerda da Umbanda é formada por Exú, Pombagira e Exú Mirim que são espíritos fundamentais na sustentação espiritual de nossa vida. Saiba tudo no artigo.

A Linha das Pombagiras é regida por Oxum, ligada ao Trono do Amor, mas cada entidade pode estar ligada a outros orixás do médium. Saiba tudo no artigo.

Linha dos Exús é regida por Ogum na Umbanda e está ligada ao Trono da Lei, encarregados de aplicar e cobrar a vontade divina. Saiba tudo neste artigo.

Siga-me nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.