Setembro de 2021 e as comemorações na Sagrada Umbanda

Setembro de 2021 é um mês especial para a Umbanda! É o mês de homenagens à Linha das Crianças, a Xangô e São Miguel Arcanjo!

Setembro de 2021 na Umbanda

  • 27 de setembro: dia de São Cosme e Damião, Erês e Ibeji;
  • 29 de setembro: dia de São Miguel Arcanjo;
  • 30 de setembro: dia de São Jerônimo e do Orixá Xangô.

A Linha das Crianças na Umbanda

A Linha das crianças é uma linha de trabalhos muito poderosa e, por isso, muito procurada na Umbanda, principalmente para auxílio aos filhos do consulente. Mas, devido a seu elevado poder e energia especial, podem ajudar em quase todo tipo de causa.

Os Erês são entidades de comportamento infantilizado, que atendem os consulentes nas festas e sessões das casas de umbanda, candomblé ou, até mesmo, em centros espíritas.

Sempre alegres e festivos, os Erês adoram dançar, brincar e dançar trazendo sempre uma energia especial ao local onde estão e às pessoas presentes. Por isso, as festas de Erês e de São Cosme e Damião são das festas mais procuradas e frequentadas, mesmo por pessoas que não frequentam os terreiros.

Os Erês emanam uma energia especial da pureza, simplicidade e intensidade da infância. Além disso, por estarem diretamente ligados ao Orixá Regente do médium em quem incorporam, os Erês são entidades poderosas, capazes de intervir e solucionar questões em quase todas as áreas das nossas vidas, desde questões financeiras e amorosas até feitiços, pragas rogadas e demandas pesadas.

Com seus doces, balas, bebidas, vão cantando, dançando e brincando no ambiente, mas, ao mesmo tempo vão limpando, tratando e reequilibrando as pessoas presentes no local.

Ibeji é o Orixá que carrega a energia da infância; na realidade, são duas divindades gêmeas infantis, ligadas a todos os Orixás e seres humanos e sincretizados com os santos Católicos São Cosme e São Damião.

29 de Setembro de 2021: dia de São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo tornou-se, assim o grande líder das legiões de Arcanjos que lutam contra a maldade no mundo. Sua força e suas energias opõem-se diretamente à Lúcifer, anjo que voltou-se contra Deus.

De acordo com a crença, seu grande propósito neste mundo é manter acesa a fé das pessoas num Deus maior que nunca deixa de olhar por elas.

Sendo um Arcanjo guerreiro, São Miguel está sempre na batalha contra o mal. Ele ergue sua espada divina na proteção das almas; promovendo, assim, a limpeza e o banimento das energias negativas, feitiços, magia negra.

Além disso, ele é responsável pela condução e julgamento das almas daqueles que desencarnam.

Nas práticas umbandistas ele é considerado o patrono e condutor das falanges de Exús e Pombagiras, entidades que o auxiliam em seu propósito de encaminhar os espíritos desencarnados que ainda estão rondando em nosso mundo.

Devido a essa proximidade com a Linha da Esquerda da umbanda, São Miguel pode atuar em quase todas as questões em que os Exús e Pombagiras também atuam, como amor, financeiro, proteção, fechamento de corpo, defesa, limpeza, descarrego, etc..

São Miguel é homenageado em 29 de setembro todos anos, na maiorias da casas de Umbanda. Mas, apesar das festas e da grande devoção a São Miguel, não se observa o sincretismo deste com nenhum dos Orixás do panteão africano.

30 de setembro de 2021: dia de Xangô e São Jerônimo

No dia 30 de Setembro de cada ano, comemoramos o dia de São Jerônimo, santo católico sincretizado com o Orixá Xangô.

São Jerônimo viveu na Dalmácia, Roma, no ano 347 D.C. e foi um padre erudito, muito conhecido por seus estudos, mas, principalmente, por traduzir a Bíblia do grego e do hebraico para o latim.

Ou seja, ele traduzia a bíblia para a língua mais usada à época, para que, assim, mais pessoas pudessem ter acesso à Lei de Deus. De acordo com as crenças, ele vivia em uma caverna no alto de uma pedreira, onde se dedicava aos seus estudos com tranquilidade.

Na umbanda,pode-se observar o sincretismo de Xangô com diversos santos católicos, como São João Batista e São pedro. Mas seu sincretismo com São Jerônimo, santo ligado à escritas das Leis divinas e à dedicação aos estudos e ao conhecimento, é frequentemente ligado a uma qualidade específica de Xangô, o “Xangô Airá” ou Xangô Velho.

Xangô Airá aplica a justiça imediata, zelando pela paz entre os homens, tal qual um sentinela de Oxalá. Ou seja, Airá cumpre a vontade divina! Por isso, o sincretismo com São Jerônimo é o mais apropriado a esse Xangô.

Além disso, Xangô Airá, sendo o Xangô “velho” é dono de grande sabedoria e conhecimento do mundo. Por isso, ele protege, estimula e ampara todo aquele que se dedica e busca os estudos e o conhecimento.

Confira também

Sincretismo de Xangô na Umbanda. – O sincretismo de Xangô depende corrente religiosa e da região do país. Pode, assim, estar associado a São João, São Pedro ou São Jerônimo. Acesse o artigo e, assim, saiba mais.

Confira uma poderosa simpatia de São João, sincretizado com Xangô, para limpeza e proteção espiritual pessoal ou em um ambiente afastando, assim, todo o mal com ajuda da Umbanda.

Poderoso banho de Erês para limpar e harmonizar a energia das crianças – Aprenda hoje a preparar em casa um poderoso banho de Erês para limpar, acalmar e proteger as crianças das energias negativas.

Poderosa oração de São Miguel Arcanjo para pedir por proteção – Confira uma poderosa oração de São Miguel Arcanjo para pedir por proteção neste dia 29 de setembro em que homenageamos este poderoso anjo protetor. Que São Miguel Arcanjo coloque sobre nós suas asas, seu manto e sua espada de luz; livrando-nos, assim, de todas as maldades do mundo.

Faça uma consulta espiritual

Consulta espiritual com cartas do tarô

Você tem questionamentos afligindo sua vida, e precisa de respostas das entidades para tomar decisões importantes? Então, faça hoje mesmo uma consulta espiritual. Receba. assim, revelações dos guias da Umbanda para que possa esclarecer e orientar espiritualmente sua vida.

Você pode, além disso, solicitar a identificação das entidades que regem seus caminhos. E, através da consulta a Cabala dos Orixás, ficar, então, sabendo com detalhes todos os regentes da sua espiritualidade.

A consulta vai revelar seus orixás regentes (orixá principal, ajuntó e orixá familiar). E, além disso, entidades (Exú e Pombagira, Pretos Velhos, Caboclos e Ciganos).

Glaucia Carvalho, que tem mais de 30 anos de experiência como umbandista. Por isso, pode orientar em suas dúvidas do ponto de vista espiritual e responder as questões que estão afligindo sua vida.

Siga-me nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *