Culto aos Erês e Ibejis – Saiba como cultuar as crianças da umbanda

Confira, neste artigo, tudo sobre o Culto aos Erês e Ibejis, e saiba como as crianças da umbanda para ter sempre seu axé e proteção.

A Linha das Crianças na umbanda

Erês

Os Erês são espíritos crianças que baixam nos terreiros de Umbanda nas festividades. Gostam de doces e travessuras estão ligados a São Cosme e Damião.  São considerados grandes defensores daqueles que os cultuam, e jamais deixam desamparados aqueles que lhes servem oferendas.

Ibejis

Já os Ibejis são os Orixás-Criança, duas divindades gêmeas infantis, ligadas a todos os Orixás e sincretizados com os santos Católicos São Cosme e São Damião.

Por serem gêmeos, são associados ao princípio da dualidade. Além disso, por serem crianças, são ligados a tudo que se inicia e nasce, ou seja, à nascente de um rio, ao nascimento dos seres humanos, ao germinar das plantas, etc.

Ibeji na nação Ketu, ou Vunji nas nações Angola e Congo, é o Orixá Erê, ou seja, é a divindade da brincadeira, da alegria, por isso a sua regência está ligada à infância.

Ibeji está presente em todos os rituais do Candomblé pois, assim como Exú, se não for bem cuidado pode atrapalhar os trabalhos com as suas brincadeiras infantis, desvirtuando a concentração dos membros de uma Casa de Santo. É o Orixá que rege a alegria, a inocência, a ingenuidade da criança, por isso toma conta do bebês até a adolescência, independentemente do Orixá que a criança carrega.

Ibeji é tudo o que existe de bom, belo e puro como uma criança a nos mostrar seu sorriso, sua alegria, sua felicidade, seu falar, seus olhos brilhantes. Na natureza, se mostra na beleza do canto dos pássaros; nas evoluções durante o voo das aves, na beleza e perfume das flores.

Culto aos Erês e Ibejis

  • Dia: ou domingo, ou segunda-feira;
  • Cores: ou azul e rosa, ou todas as cores;
  • Saudação: Omi Beijada! Bejiróó! farami sóibeji!;
  • Domínios: parto, infância, amor, união;
  • Flores: todas as flores, miúdas e coloridas;
  • Comidas: caruru, cocada, cuscuz, frutas, doces em geral;
  • Bebida: refrigerantes, água de coco, caldo de cana, água com açúcar, água com mel;
  • Animais: passarinhos;
  • Quizilas: morte, assobio;
  • Características: alegre, otimista, brincalhão, esperto, trabalhador, imaturo, birrento, voraz;
  • Atuação: ajuda a resolver problemas de crianças, promove harmonia na família, harmoniza e facilita relacionamentos.

Confira também

O poder de duplicar a magia, característica única dos orixás gêmeos, é uma das provas da força que essas divindades têm nos cultos afro-brasileiros. Acesse o artigo completo e, assim, saiba mais.

Oração aos médicos espirituais São Cosme e São Damião, homenageados em 26 de setembro para que se peça pela cura de enfermidades da alma e do corpo.

Caruru de Erês e São Cosme e Damião. Confira o artigo e, assim, saiba como fazer uma poderosa oferenda que pode ser ofertada a eles sempre que precisamos da força das crianças e de São Cosme e Damião para nos ajudar em nossos pedidos de todo tipo.

Confira uma poderosa oração a São Cosme e Damião para que possa fazer seus pedidos aos Santos gêmeos,.

Veja o artigo completo e, assim, aprenda a fazer uma simpatia de amor aos Erês para que possa acalmar e salvar um relacionamento.

Confira o artigo e, assim, saiba como fazer uma poderosa simpatia de Erês para ter dinheiro no bolso. E, além disso, tenha caminhos financeiros abertos o ano todo.

Faça uma consulta espiritual

Consulta espiritual com cartas do tarô

Você tem questionamentos afligindo sua vida? Precisa de respostas das entidades para tomar decisões importantes? Então, faça hoje mesmo uma consulta espiritual. Receba, assim, revelações dos guias da Umbanda. Para que possa, então, esclarecer e orientar espiritualmente sua vida.

A consulta vai revelar seus orixás regentes (orixá principal, ajuntó e orixá familiar. E também entidades (Exú e Pombagira, Pretos Velhos, Caboclos e Ciganos).

E, além disso, através da consulta a Cabala dos Orixás, ficar sabendo como cultuar os regentes da sua espiritualidade.

Glaucia Carvalho, que tem mais de 30 anos de experiência como umbandista. Por isso, pode orientar em suas dúvidas do ponto de vista espiritual. Respondendo, assim, as questões que estão afligindo sua vida.

Faça hoje mesmo sua consulta.

Siga-me nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.