Saiba mais sobre os Fios de Contas ou Guias usadas na Umbanda

Fios de Contas ou Guias são elementos litúrgicos individuais, que ligam os seres humanos aos orixás e entidades e servem de proteção.

Fios de Contas ou Guias usadas na Umbanda

Os colares ou guias da Umbanda são também conhecidas como “fios de contas”, “cordão de santo”, etc..

Como são feitos os Fios de Contas ou guias da umbanda?

As guias são colares confeccionados e posteriormente imantados e consagrados em ritual próprio e específico para este fim.

Os componentes das guias dizem respeito à relação que a pessoa tem com seus orixás e ao serem confeccionadas, devem obedecer a ritualística da Umbanda, para atrair o axé específico da pessoa e colocá-la em sintonia com seu plano espiritual, promovendo, assim, a harmonia e, então, facilitando sua proteção.

Diferentes tipos de guias e fios de conta na umbanda

Uma guia de umbanda pode ser formada de um fio único de contas ou pode ser formada de vários fios num só colar, sendo chamada, nesse caso, de brajá.

As guias podem ainda ser de um só tipo de material, sendo um fio uniforme de contas ou pode ser segmentadas com um outro tipo de conta ou material que destaque a segmentação.

Essa segmentação geralmente está relacionada à hierarquia nas casas de santo, assim como o comprimento das guias. Quanto mais enfeitada, segmentada e longa, mais velha de santo é a pessoa que carrega a guia.

O fio único e simples é usado geralmente por iniciantes na umbanda.

Materiais usados na confecção de guias e fios de conta

Os mais diversos materiais podem usados para se confeccionar as guias de umbanda. O mais comum é a miçanga. Mas podem também ser usados materiais como conchas, corais, pedras e cristais, sementes, amuletos metálicos como figa, cruz, etc., firmas de porcelana, dentre vários outros.

Como funciona uma guia?

As guias devem ser cuidadas e usadas com responsabilidade e respeito, de acordo com as orientações reveladas em consulta ao Jogo de Búzios ou indicadas por alguma entidade ou mãe de santo, para que cumpram sua função de proteção e equilíbrio das energias de quem as usa.

As guias da Umbanda, sem serem devidamente imantadas e consagradas, são apenas colares bonitos que enfeitam, mas não protegem quem as usa.

Sendo assim, é necessário fechar e consagrar todos os fios de contas ou guias com o ritual apropriado, para, assim, imantar e firmar as energias corretamente.

Apenas a partir daí, feito este importante ritual, é que fios de contas ou guias passam a ser uma espécie de escudo de proteção espiritual para quem a usa. Além disso, exercem também a função de manter uma ligação constante com as energias do orixá ou entidade relacionada a cada guia.

Cores dos Fios de Contas ou Guias de Umbanda

Cada um dos orixás do panteão africano tem sua cor específica de fios de contas ou guias. Pode-se, ainda, encontrar variações nessas cores a depender da qualidade do Orixá da pessoa, ou da nação de culto, ou ainda de uma região para outra. Portanto, guardadas as devidas diferenças de nações (Ketu, Jêje, nagô, etc), as cores dos fios de contas ou guias de Umbanda são:

  • Exú – Todas as cores, do preto ao branco; vermelho e preto;
  • Ogum – ou toda azul escura, ou verde e vermelho;
  • Oxóssi – toda verde clara, ou toda azul claro;
  • Xangô – vermelha e branca, ou toda marrom, ou marrom e branca;
  • Omulú/Obaluaiê – ou amarela e preta, ou branca e preta;
  • Iansã – ou toda vermelha, ou toda marrom;
  • Obá – laranja;
  • Oxum – amarelo ouro transparente, ou toda rosa, ou toda azul clara;
  • Iemanjá – toda azul clara leitosa, ou toda verde transparente;
  • Nanã – toda lilás transparente, ou branca e lilás leitosa;
  • Ewá – ou toda rosa, ou rosa e branca;
  • Ossaim – branca e verde leitosa, ou toda verde escura
  • Logunedé – azul turquesa e amarela, ou toda leitosa ou toda transparente;
  • Oxumarê – verde e amarela
  • Oxaguiã – toda branca e azul clara leitosa;
  • Oxalufã – branco leitoso;
  • Irôko – toda verde escuro, ou toda verde e branco, ou verde escuro, branco e vermelho;
  • Erês – ou todas as cores, exceto preto, ou rosa e azul leitoso.

Como saber qual guia usar para me proteger?

Para saber qual guia se deve usar e como usá-la, a pessoa deve fazer uma consulta espiritual para identificar seus orixás e saber como entrar em sintonia com eles.

Caso não saiba qual o seu Orixá regente, mas tenha um Orixá ao qual costuma se apegar, pode-se fazer uma guia das cores deste Orixá e usá-la como proteção.

Ou, então, quando estiver passando por uma situação específica, cuja energia de um determinado Orixá será de grande ajuda em seu caso, você pode, então, fazer uma guia com as cores deste Orixá e usá-la como amuleto até que o problema em questão, então, se resolva.

Por exemplo, se estiver com problemas na justiça, faça uma guia de Xangô. Se estiver com problemas de brigas e disputas no trabalho, faça uma miçanga de Ogum. Ou, então, se estiver com problemas de saúde, faça miçanga de Omulú. E por aí vai…

Confira também

Aprenda 3 usos da quartinha no dia-a-dia, de acordo com a umbanda. – Aprenda hoje 3 usos da quartinha, importante elemento da umbanda usado nos rituais de consagração. Mas também em vários outros.

Você é médium? Saiba quais são os principais sinais de mediunidade – Em alguma medida todos somos médiuns, no entanto, nem todo mundo manifesta os principais sinais de mediunidade. Confira tudo neste artigo.

Oração a Oxaguiã para ter um dia de harmonia e energia para as batalhas! – Oração a Oxaguiã para que se tenha, então, um dia de harmonia. Além disso, tenha energia para que possa enfrentar as batalhas com a ajuda deste guerreiro da paz da nossa amada Umbanda.

Poderosa defumação dos Pretos Velhos para quebrar qualquer feitiço. Confira o artigo e aprenda, assim, uma poderosa defumação dos Pretos Velhos. Para que possa, então, quebrar qualquer feitiço ou na residência, ou no trabalho e tudo de ruim vai sair, então, dos ambientes.

Benzimento: um poderoso ritual de cura dentro e fora da umbanda. – Acesse o artigo completo e saiba, assim, tudo sobre o Benzimento.

Eu preciso de um banho de descarrego ou defumação? – Para que eu consiga vencer os problemas que enfrento, preciso de banho de descarrego ou defumação? Confira o artigo e saiba, assim, como saber qual procedimento fazer na hora de necessidade.

Faça uma consulta espiritual

Consulta espiritual com cartas do tarô

Você tem questionamentos afligindo sua vida, e precisa de respostas das entidades para tomar decisões importantes? Então, faça hoje mesmo uma consulta espiritual. Receba. assim, revelações dos guias da Umbanda para que possa esclarecer e orientar espiritualmente sua vida.

Você pode, além disso, solicitar a identificação das entidades que regem seus caminhos. E, através da consulta a Cabala dos Orixás, ficar, então, sabendo com detalhes todos os regentes da sua espiritualidade.

A consulta vai revelar seus orixás regentes (orixá principal, ajuntó e orixá familiar). E também entidades (Exú e Pombagira, Pretos Velhos, Caboclos e Ciganos).

Glaucia Carvalho, que tem mais de 30 anos de experiência como umbandista. Por isso, pode orientar em suas dúvidas do ponto de vista espiritual e responder as questões que estão afligindo sua vida.

Siga-me nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *