Benzimento: um poderoso ritual de cura dentro e fora da umbanda

O Benzimento é um poderoso ritual de cura dentro e fora da umbanda. Os praticantes do benzimento são benzedores ou benzedeiros.

Benzimento: o que é?

Também conhecido como benzimento, ou benzedura, ou benzeção. O ato de benzer consiste em rezar e tornar bento, ou abençoada. Seja uma pessoa, objeto ou local. Este ato é fundamentado em uma profunda fé de quem benze em uma força superior. Mas não necessariamente é ligado a uma religião. Pode-se identificar, além disso, uma profunda ligação dos benzedeiros com a natureza e seus elementos .

Como surge a prática do benzimento?

Ainda que com outros nomes, o ato de benzer aparece em diversos relatos na história. Desde que passamos a ter registros sobre as culturas de épocas antigas.

No Brasil, essa cultura toma força principalmente na época da escravidão. Grande parte dos africanos trazidos como escravos ao Brasil detinham profundos conhecimentos espirituais inerentes às religiões africanas. Além disso, tinham uma profunda ligação com os elementos da natureza.

Com o passar dos anos, sem outra alternativa para se tratarem e se cuidarem, foram aprendendo a utilizar as plantas e ervas locais. Além de uma grande variedade de objetos ritualísticos.

Com a junção de todos esses conhecimentos e o contato com diversos credos e religiões, como a cristã e a indígena. Escravos que alcançavam uma idade mais avançada, tornavam-se, assim, detentores de grande sabedoria. Eram, então, capazes de promover poderosos rituais de cura, tanto físicas quanto espirituais.

Como encontrar um benzedeiro ou benzedeira?

Ainda que em número cada vez menor, hoje em dia ainda é possível encontrar benzedeiros e benzedeiras, principalmente em bairro e cidades antigas e tradicionais. São, geralmente pessoas herdeiras desta tradição, passada de pais e mães para seus filhos. Estes, enquanto auxiliam o pai ou mãe que benze, vai aprendendo aos poucos os diversos rituais e rezas para diferentes casos.

Quando os benzedeiros param de atuar, ou por idade avançada, ou por falecimento. Os herdeiros acabam, assim, assumindo essa missão. Estão aptos, então, a atenderem e oferecerem tratamento para os mais diversos males em suas comunidades.

Também, nos terreiros de Umbanda, pode receber um benzimento. As entidades conhecidas como Pretos Velhos são divindades purificadas de antigos escravos africanos. E seguem realizando seu trabalho de caridade e de cura com o benzimento

Realizam trabalhos espirituais, passes e benzimentos nas pessoas que os procuram. Ajudam, assim, a solucionar problemas que os afligem. Seja no campo espiritual, físico ou mental.

Como o benzimento é feito?

Cada benzedor, ou pessoa, ou entidade, costuma ter suas preferências por determinados objetos, ervas ou gestos e rezas para o benzimento. Estes funcionam como um canal para que haja uma movimentação das energias da pessoa que recebe o benzimento. O benzedor promove, assim, o alívio e, além disso, provoca uma melhora dos problemas físicos e espirituais de cada pessoa.

O benzimento é feito sempre com rezas e invocações específicas para cada situação a ser tratada. Além disso, podem-se usar galhos de ervas, rosário (de preferência feito de madeira ou com sementes de lágrimas de Nossa Senhora), podendo também haver uma seleção de objetos e ervas mais adequados a cada situação de tratamento.

São comuns, também, gestos como sinal da cruz ou estalar de dedos, assobios, baforadas de cachimbo ou charuto, água (ou comum ou benta), etc..

Em casos mais sérios e mais complicados, no entanto, o benzimento pode não ser suficiente.

Nesses casos, além do benzimento, o benzedor poderá indicar mais rito. Tais como a realização de oferendas ou trabalhos espirituais específicos para cada caso. Além disso, podem-se indicar banhos, simpatias e defumações para que a pessoa realize em casa.

Quais problemas posso tratar com o benzimento?

O benzimento, de forma simplificada, visa à movimentação de energias. Eliminando, assim, as negativas e atraindo, então, as positivas, para a pessoa que está sendo benzida.

Sendo assim, qualquer tipo de problema que se acredita ter como causa energias negativas acumuladas, ou em uma pessoa, ou objeto, ou local, pode ser tratada e curada com um benzimento. Sejam problemas de saúde, problemas espirituais, psicológicos, bloqueios de caminhos, feitiços e demandas, pragas, etc..

Deve-se atentar, no entanto, que casos extremos de saúde física nunca podem dispensar o acompanhamento médico. O benzimento pode ser usado. Mas como tratamento auxiliar de saúde, nunca como tratamento principal.

Quem pode benzer?

Atualmente há diversos cursos que ensinam rituais de benzimento. No entanto, isso não é suficiente para benzer. Pois nem todas as pessoas possuem o dom do benzimento. Isso porque esse é um dom de cura que nem todos os médiuns possuem.

Esse dom é geralmente herdado, ou por filhos dos benzedeiros, ou por aprendizes. São pessoas que os acompanham por anos, aprendendo, assim, a prática em todos os seus detalhes.

Já nas casas umbanda, qualquer médium incorporado com Preto Velho pode aplicar o benzimento. Em algumas casas, também os Caboclos podem benzer.

Qualquer um pode receber um benzimento?

Para receber o benzimento, basta saber onde encontrar um benzedeiro ou benzedeira local. Ou ir até uma casa de umbanda em dia de sessão de Pretos Velhos. No entanto, para obter ‘uma efetividade do ritual, deve-se ter uma grande fé no ritual do benzimento e na pessoa ou entidade que o realiza.

Confira também

Benzimento de Preto Velho com 7 ervas da Umbanda. Confira este artigo e, então, saiba como realizar um benzimento com os Pretos Velhos. Usando 7 ervas da Umbanda. Mande, então, embora as más energias de forma simples.

Defumação dos Pretos Velhos com alecrim e fumo de corda. Acesse o artigo e, assim, aprenda a fazer uma defumação dos Pretos Velhos. Feita com alecrim e fumo de corda. Para que, assim, possa limpar e equilibrar a energia de sua residência. E também de lojas ou todo ambiente profissional.

Banho de Sal Grosso. banho de sal grosso é muito popular. Mas tem efeitos que algumas pessoas desconhecem. Ele é famoso por “descarregar” energias ruins. Mas, além disso, ele também leva consigo as boas.

Culto aos Pretos Velhos. Conheça ervas, ou datas comemorativas, ou velas e saudações desses espíritos de luz. Confira o artigo completo. Saiba, assim, tudo sobre essas amadas e poderosas entidades de Umbanda.

Faça esta poderosa simpatia de Preta Velha. Acesse o artigo e saiba, assim, como trazer o amor de volta.

Aprenda a fazer uma simples, mas poderosa, oferenda de proteção aos Pretos Velhos. Para que, assim, possa cortar todo tipo de mal enviado contra você e sua família.

Faça uma consulta espiritual

Consulta espiritual com cartas do tarô

Você tem questionamentos afligindo sua vida, e precisa de respostas das entidades para tomar decisões importantes? Então, faça hoje mesmo uma consulta espiritual. Receba, assim, revelações dos guias da Umbanda para que possa esclarecer e orientar espiritualmente sua vida.

Além disso, você pode solicitar a identificação das entidades que regem seus caminhos. E, através da consulta a Cabala dos Orixás, ficar sabendo com detalhes todos os regentes da sua espiritualidade.

A consulta vai revelar seus orixás regentes (orixá principal, ajuntó e orixá familiar). E também entidades (Exú e Pombagira, Pretos Velhos, Caboclos e Ciganos).

Glaucia Carvalho, que tem mais de 30 anos de experiência como umbandista. Por isso, pode orientar em suas dúvidas do ponto de vista espiritual e responder as questões que estão afligindo sua vida.

Faça hoje mesmo sua consulta.

Siga-me nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *