O culto a Ossain – Como cultuar o Orixá das folhas e ervas na Umbanda

Confira, neste artigo, tudo sobre o Culto a Ossain, e aprenda a agradar o orixá das folhas e ervas, tão importantes na umbanda.

Quem é o orixá Ossain?

O orixá Ossain é o senhor das ervas medicinais e litúrgicas, detentor do axé das folhas e ervas.

O culto a Ossain é primordial no culto umbandista. Todo umbandista já deve ter escutado a expressão “sem folhas não há umbanda”. Ou seja, nenhuma cerimônia pode ser realizada sem o seu axé.

Além disso, nas religiões afro-brasileiros, seja Umbanda, ou Candomblé, ou outras, Ossain é tido como o padroeiro da saúde.

De suas folhas, ele consegue extrair as curas de todos os males, por isso, é tido como o protetor da saúde e auxilia, assim, todos aqueles que buscam uma vida melhor.

É considerado um grande e poderoso feiticeiro, capaz de promover as mais profundas curas, limpezas, mudanças, aberturas de caminhos no amor e no financeiro, etc..

Apesar de ter dado a cada Orixá o poder sobre algumas folhas e ervas, somente Ossain detém todo o conhecimento sobre todas as plantas e suas propriedades e conhece a forma correta de manipulá-las.

O culto a Ossaim

  • Dia da Semana: quinta-feira;
  • Dia anual: 5 de outubro;
  • Saudação: Ewê ewê asá ou Asá ô ou Ewê ô ou Eruejé, entre outras!
  • Cores: verde, branco, e todas as variações de verde dependendo da nação.
  • Fio-de-contas: verde e branco, ou verde rajado de branco, ou branco rajado de verde.
  • Sincretismo: São Benedito
  • Velas: branca, ou verde clara, ou branca e verde;
  • Ferramenta: sua ferramenta, chamada de Opassanìyn. Tem uma haste central, e do meio dessa haste saem sete pontas. A pota do meio carrega um pássaro na ponta.
  • Elementos: todos os tipos de Floresta e todas as plantas, folhas, ervas, raízes, frutos;
  • Domínios: plantas, cura e Liturgia através das folhas;
  • Animais: Bode e galo, entre outros.

Confira também

O culto a Xangô – Como cultuar o Orixá da Justiça na Umbanda – Acesse o artigo e, assim, confira tudo sobre o Culto a Xangô. Além disso, aprenda a agradar o orixá da justiça e ter seu axé em sua vida, de acordo com a Umbanda.

O culto da terça-feira na umbanda: saiba tudo neste artigo – O culto da terça-feira na umbanda é realizado com os Orixás Ogum, Oxumarê e Ewá. E, além disso, com as entidades Pombagiras e Exús.

Deusa das Cachoeiras Oxum: Personalidade dos filhos e culto na Umbanda – A Deusa das Cachoeiras empresta a seus filhos muita coragem, paixão e sensualidade, características marcantes desta orixá no culto da Umbanda e Candomblé.

10 dicas do Culto aos Ciganos da Umbanda – Preferências das entidades nos rituais – O Culto aos Ciganos da Umbanda é cheio de mistérios e poder. Acesse o artigo, e confira, assim, 10 dicas sobre o culto dessas entidades tão queridas.

Culto aos Pretos Velhos na Umbanda – Ervas, velas e saudaçõesErvas, datas comemorativas, velas e saudações desses espíritos de luz, amadas e poderosas entidades de Umbanda.

Faça uma consulta espiritual

Consulta espiritual com cartas do tarô

Você tem questionamentos afligindo sua vida, e precisa de respostas das entidades para tomar decisões importantes? Então, faça hoje mesmo uma consulta espiritual. Receba, assim, revelações dos guias da Umbanda para que possa, então, esclarecer e orientar espiritualmente sua vida.

Você pode, além disso, solicitar a identificação das entidades que regem seus caminhos. E através da consulta a Cabala dos Orixás, ficar sabendo, então, com detalhes, todos os regentes da sua espiritualidade.

A consulta vai revelar seus orixás regentes (orixá principal, ajuntó e orixá familiar) e entidades (Exú e Pombagira, Pretos Velhos, Caboclos e Ciganos).

Glaucia Carvalho, que tem mais de 30 anos de experiência como umbandista. Por isso, pode, assim, orientar em suas dúvidas do ponto de vista espiritual e responder as questões que estão afligindo sua vida.

Faça hoje mesmo sua consulta.

🙏Siga-me nas redes sociais para mais dicas da Umbanda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *