O significado do Olho de Hórus: o “Olho que tudo vê”

O Olho de Hórus é muito utilizado, desde os tempos do Egito Antigo, como um poderoso amuleto da força; vigor; saúde e segurança. O simbolismo do Olho de Hórus representa o “olho que tudo vê” e sua capacidade de enxergar além das aparências.

Na mitologia egípcia, o deus Hórus possuía em seus olhos o simbolismo de Sol (olho direito) e Lua (olho esquerdo), filho dos deuses Osíris e Ísis. Hórus é representado como um falcão e considerado o protetor dos faraós e das famílias no Antigo Egito. Durante uma batalha contra seu inimigo Seth, deus da desordem e violência, para vingar-se da morte de seu pai Osíris, Hórus teve seu olho esquerdo arrancado. Este olho teve de ser substituído pelo que conhecemos atualmente como o amuleto.

Com essa substituição, Hórus não possuía visão total, tomando como medida paliativa a adição de uma serpente sobre sua cabeça e dedicou seu olho arrancado à memória de seu pai. Com o apoio de todos os deuses, Hórus, conseguiu sair vitorioso e se tornar deus do Egito e, também, deus dos céus.

Através de magia, Hórus conseguiu recuperar e ter, novamente, seu olho. Essa restauração da visão remete ao símbolo o significado de poder; proteção; regeneração e força. Portanto, a partir disso, os egípcios, tantos os mortos que precisavam de vigor para reencarnar; quanto os vivos de saúde para viver e realizar, utilizavam o Olho de Hórus como amuleto.

A representação do Olho de Hórus tem relação com a percepção da vida com profundidade e a visão da verdade. Em âmbitos mais místicos, está associado também ao “terceiro olho” e à glândula pineal, simbolizando a clarividência e a ligação entre corpo e alma.

Como amuleto, o Olho de Hórus é utilizado para atrair proteção; ampliação da visão interior; sabedoria e poder de decisão e compreensão.

 

CONFIRA TAMBÉM

Glândula pineal: o nosso terceiro olho – No centro do nosso cérebro, no local mais protegido do corpo humano, está a glândula pineal, um órgão que é capaz de nos conectar com o mundo espiritual. Algumas correntes religiosas também a chamam de terceiro olho.

Confira as previsões para o mês de Maio de 2018! – Confira as previsões para o mês de Maio de 2018. Um mês que começa e termina na Lua Cheia. Portanto, um mês de muita energia positiva irradiada pela influência lunar!

Ritual de soprar canela para atrair prosperidade – A canela tem poderes místicos para atrair prosperidade, sucesso e amor. O ritual de soprar canela deve ser feito todo primeiro dia do mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.