O culto a Oxalá – Como cultuar o Orixá Pai Maior da Umbanda

Confira, neste artigo, tudo sobre o Culto a Oxalá, e aprenda a agradar o Orixá da paz, Pai dos outros Orixás e Pai maior da umbanda.

Quem é o orixá Oxalá?

Oxalá é o orixá maior da Umbanda, comandante da linha da inteligência. Além disso, é pai de todos os orixás e, assim, responsável pela harmonia no universo.

Apresenta-se de duas maneiras: ou na forma jovem (chamado Oxaguiã, identificado, assim, no jogo de búzios pelo odu ejionile); ou na forma velho (chamado Oxalufã e identificado, então, pelo odu ofun).

Os símbolos do Oxalá Jovem (chamado ou de Oxalá Guiã, ou de Oxaguiã) são uma idá (espada), um escudo e uma “mão de pilão”. Por sua vez, o símbolo do Oxalá Velho( Oxalá ou de Lufã, ou de Oxalufã é uma espécie de cajado em metal, chamado opaxorô.

As cores de Oxaguiã são o branco, levemente mesclado com o azul-turquesa. Por sua vez, a cor de Oxalufã é somente branco. O dia semanal consagrado a ambos é a sexta-feira.

Sua saudação é ÈPA BÀBÁ! Oxalá é considerado muito importante. Além disso, é cultuado como o maior e mais respeitado de todos os Orixás do panteão africano. Isso, porque, ele é o pai de todos os outros Orixás. E, além disso, é o criador do universo, de acordo com os itans e lendas dos Orixás.

Simboliza a paz, é o pai maior nas nações das religiões de tradição africana.

É calmo, sereno, pacificador. É o criador e, portanto, é respeitado por todos os Orixás e todas as nações.

A Oxalá pertencem os olhos que veem tudo.

O culto a Oxalá

  • Dia da Semana: sexta-feira;
  • Dia anual: 25 de dezembro;
  • Saudação: ÈPA BÀBÁ!, É ÈPAO!, XEUÊ BABÁ!, AXÉ BABÁ!;
  • Cores: branco (Oxalá Lufã), branco e azul (Oxalá Guiã);
  • Fio-de-contas: branco (Oxalá Lufã), branco e azul (Oxalá Guiã);
  • Sincretismo: Jesus Cristo;
  • Velas: branca;
  • Ferramenta: Cajado Opaxorô (Oxalufã); e idá (espada) e “mão de pilão”(Oxaguiã);;
  • Domínios:: Oxalá rege a sabedoria, a benevolência e a caridade. Além disso, ele é regente do Trono da Fé, ou seja, está associado a todos os assuntos que envolvam a Esperança e a Confiança em Deus.
  • Principais oferendas: ou Canjica branca, ou milho branco; inhame pilado, pombo.

Confira também

Principais folhas de Oxalá para banhos e defumações para trazer paz. – Acesse o artigo e saiba, assim, quais as principais folhas de Oxalá para banhos e defumações de limpeza energética, se livrar da ansiedade e trazer paz, serenidade.

7 ervas e seus poderes de interferir em aspectos físicos e espirituais- MANJERICÃO. – Acesse o link e confira, assim, o 5º artigo da série de 7 de posts que tratarão dos poderes de 7 ervas.

Principais plantas, folhas e ervas do Pretos Velhos. Acesse o artigo completo. Saiba, assim, quais plantas usar para, assim, ativar e evocar a energias dos Pretos Velhos em seus trabalhos na Umbanda.

Sexta-feira é dia de homenagear Oxalá na Umbanda.- Sexta-feira é dia de homenagear Oxalá, vestindo-se de branco. Além disso, não se come carne. Preserva-se, assim, o espírito em calma e harmonia para receber o axé do Pai Maior.

Filhos de Oxalá e suas características de personalidade na Umbanda. – Confira o artigo e saiba, assim, mais sobre os filhos de Oxalá. E suas características de personalidade, segundo a Sagrada Umbanda.

Faça uma consulta espiritual

Consulta espiritual com cartas do tarô

Você tem questionamentos afligindo sua vida, e precisa de respostas das entidades para tomar decisões importantes? Então, faça hoje mesmo uma consulta espiritual. Receba. assim, revelações dos guias da Umbanda para que possa esclarecer e orientar espiritualmente sua vida.

Você pode, além disso, solicitar a identificação das entidades que regem seus caminhos. E, através da consulta a Cabala dos Orixás, ficar, então, sabendo com detalhes todos os regentes da sua espiritualidade.

A consulta vai revelar seus orixás regentes (orixá principal, ajuntó e orixá familiar). E também entidades (Exú e Pombagira, Pretos Velhos, Caboclos e Ciganos).

Glaucia Carvalho, que tem mais de 30 anos de experiência como umbandista. Por isso, pode orientar em suas dúvidas do ponto de vista espiritual e responder as questões que estão afligindo sua vida.

Siga-me nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *