Runas – O Oráculo dos Vikings

As Runas são um oráculo milenar do povo nórdico, os Vikings. Apesar das notáveis diferenças entre as culturas dos povos da Terra, é curioso observar que todas; praticamente sem exceção; criaram um tipo de oráculo.

Desde o I Ching do extremo Oriente até os oráculos xamânicos indígenas, passando pelo jogo de búzios da cultura africana e pelo famoso Tarot, de origem desconhecida, sempre encontraremos tentativas de consultar o que os símbolos têm a dizer sobre nós e sobre nosso futuro possível.

Um dos mais fascinantes sistemas oraculares é o alfabeto rúnico, de origem germânica, também conhecido como Runas, que consiste numa quantidade imensa de letras impressas em pedras cujo sorteio, conforme reza a tradição, permite aconselhamentos, esclarecimentos e previsões.

Tecnicamente falando, não existe oráculo mais eficiente ou menos eficiente. O que existe são sistemas oraculares com os quais nos identificamos mais ou menos. Algumas pessoas se sentem mais atraídas pelo Tarot, outras preferem a geomancia; muitas gostam dos búzios, mas o padrão do gosto não significa que um determinado oráculo seja “melhor”. No caso das Runas, muitas pessoas sequer sabem que este oráculo existe e, quando o descobrem, apaixonam-se.

As Runas mais difundidas no Brasil são de um tipo específico chamado “Futhark antigo”. Trata-se de um sistema composto por vinte e quatro símbolos que se dividem em três famílias (também chamadas de “Aett”). As Runas, assim como diversos outros oráculos, não são apenas uma técnica de previsão do futuro. São, também, um alfabeto. Cada “letra” rúnica tem um significado específico que pode ser utilizado para responder a perguntas das mais diversas naturezas; fornecer conselhos variados e indicar caminhos e posturas mais adequadas para determinadas circunstâncias.

As Runas fascinam, não apenas pela clareza de seus significados, como também pela beleza de toda a mitologia que envolve a história deste oráculo milenar.

Vale salientar que muitos utilizam as Runas não apenas como um oráculo; mas também como símbolos de proteção, talismãs e letras de poder.

SAIBA MAIS SOBRE DIFERENTES ORÁCULOS

Conheça um pouco mais sobre o Tarô Cigano e o significado dos naipes das cartas – O Tarô Cigano é composto por 36 cartas e suas figuras têm significado psicológico e cósmico.

Cafeomancia – O poderoso oráculo da borra do Café – A Cafeomancia é uma prática divinatória difundida no Ocidente pela França, a partir do século XVIII, originalmente usada pelas odaliscas dos sultões antigos que, através da borra do café, popularmente conhecido no ocidente como café turco

Oráculo das Profissões – Os anjos guiando suas escolhas profissionais – O Oráculo das Profissões além de orientação vocacional, também revela a solução para os problemas que está enfrentando no setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.