Quem é Ewá? Saiba mais sobre essa rara Orixá e sobre seu culto

Quem é Ewá? Saiba neste artigo quem é a Orixá Ewá, suas características, e particularidades do seu culto nas raras casas que a cultuam.

Quem é Ewá?

Ewá é o Orixá da beleza e dos mistérios, senhora do céu estrelado, rainha do cosmo. Filha de Nanã e Oxalá, é irmã mais nova de Obaluaê e Irmã gêmea de Oxumarê.

Hábil caçadora, Ewá está relacionada à mata, à água,e ao ar, é a deusa dos rios e lagos, do céu cor-de-rosa, das florestas inexploradas.

Ewá está nos lugares que o homem não alcança, onde só a natureza e os deuses se manifestam.

Ewa é simbolizada pelos raios brancos do sol, da neve, o sumo branco das folhas, o branco do arco-íris, os espermatozóides, a saliva e, ainda, o rio Yewa e a lagoa do mesmo nome.

Orixá dos astros, guerreira valente, é também a Orixá das florestas. É uma Santa muito difícil de aparecer no Brasil, ela requer muita consciência. Não roda na cabeça de homem.

Ewá, orixá do rio Yewa, que fica na antiga tribo Egbado (atual cidade de Yewa) no estado de Ogun na Nigéria. Orixá identificada no Jogo de Búzios pelo odú obeogundá.

Uma característica marcante de Ewá é não subir a cabeça de homens, oui seja, é um Orixá que rege apenas filhas de santo mulheres.

Usa como insígnias a âncora e a espada, ofá que utiliza na guerra ou na caça, brajás de búzios, roupa enfeitada com ikó (palha da costa) tingida. Gosta de pato, também de pombos, odeia galinhas que é seu grande ewó (proibição).

Culto a Ewá

  • Dia da semana: terça-feira
  • Cores: Vermelho Vivo, Coral e Rosa
  • Símbolos: Ejô (cobra) e Espada, Ofá (lança ou arpão)
  • Elementos: Florestas, Céu Rosado, Astros e Estrelas, Água de Rios e Lagoas
  • Domínios: Beleza, Vidência (sensibilidade, sexto sentido), Criatividade
  • Saudação: Ri Ro Ewá!

Faça uma consulta espiritual

Consulta espiritual com cartas do tarô

Você tem questionamentos afligindo sua vida? Precisa de respostas das entidades para tomar decisões importantes? Então, faça hoje mesmo uma consulta espiritual. Receba, assim, revelações dos guias da Umbanda. Para que possa, então, esclarecer e orientar espiritualmente sua vida.

A consulta vai revelar seus orixás regentes (orixá principal, ajuntó e orixá familiar. E também entidades (Exú e Pombagira, Pretos Velhos, Caboclos e Ciganos).

E, além disso, através da consulta a Cabala dos Orixás, ficar sabendo como cultuar os regentes da sua espiritualidade.

Glaucia Carvalho, que tem mais de 30 anos de experiência como umbandista. Por isso, pode orientar em suas dúvidas do ponto de vista espiritual. Respondendo, assim, as questões que estão afligindo sua vida.

Faça hoje mesmo sua consulta.

Siga-me nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.