Os seis sabores da Ayurveda que trazem o equilíbrio para o corpo e a mente

Entenda o que os seis sabores da Ayurveda significam dentro da dieta dessa medicina alternativa: o doce; o ácido; o salgado; o picante; o amargo e o adstringente.

A alimentação é essencial para a medicina ayurvédica, como um caminho para trazer o equilíbrio para o corpo e a mente. Por isso, toda a dieta é pensada para alcançar esse objetivo. E um dos conceitos da Ayurveda é que o gosto dos alimentos pode influenciar nosso corpo e nossa mente, tanto para o bem quanto para o mal. A dieta, portanto, não é apenas sobre o valor nutricional, e sim também sobre os sabores que não podem ficar de fora do prato.

Se consumidos de maneira correta, os seis sabores podem trazer uma série de benefícios. Pois então, mais do que apenas adicionar todos eles na alimentação do dia a dia, é preciso entender como cada um deles chegam e o que entregam para nosso corpo e nossa mente, para assim, saber o que deve ser consumido em cada caso. O objetivo, afinal, é que o doshas – Pitta; Vatta e Kapha – fiquem em equilíbrio.

Em geral, um dos doshas se sobressai em relação aos demais, e, por isso, é preciso consultar um especialista para indicar quais alimentos devem ser evitados ou consumidos para que eles fiquem pareados.

No entanto, colocar os seis sabores nas principais refeições do dia podem te ajudar a deixar de comer determinado em excesso. Pois como há uma porcentagem de cada um deles, o corpo vai estar em equilíbrio e não sentir necessidade de um sabor específico.

OS SEIS SABORES DA AYURVEDA

1. Doce: união dos elementos terra e água, o doce é encontrado em carboidratos, gorduras e proteínas. Quando consumido em excesso, pode trazer diabetes; obesidade; colesterol alto; depressão. Mas, quando consumido em favor do equilíbrio, pode ajudar a fortalecer os tecidos do corpo e trazer calma para a mente.

2. Salgado: união dos elementos fogo e água. Em excesso, o salgado pode favorecer o envelhecimento precoce. Contudo, quando consumido em harmonia com outros sabores, pode ajudar a lubrificar os tecidos do corpo; além de trazer calma emocional.

3. Amargo: união dos elementos ar e éter, o amargo pode ser encontrado em folhas verdes, legumes e verduras. Quando consumido em excesso, pode pesar o estômago e potencializar a ansiedade. Se consumido de forma correta, o amargo ajuda a desintoxicar o organismo e a aliviar as tensões.

4. Picante: união dos elementos fogo e ar, o picante é encontrado na pimenta, na cebola, no alho, na mostarda. Em excesso, pode causar irritação e dores na região lombar. No entanto, em equilíbrio, pode equilibrar o metabolismo; além de ajudar a abrir a mente.

5. Ácido: união dos elementos terra e fogo, o ácido está nas frutas cítricas; no álcool; no tomate e também em alguns molhos de salada. Quando consumido de forma desequilibrada, pode causar febre e fraqueza; além de despertar alguns sentimentos ruins, como inveja e raiva. Do contrário, traz benefícios para o coração; para a digestão e ainda estimula o desenvolvimento intelectual.

6. Adstringente: união dos elementos terra e ar, o adstringente pode ser encontrado em lentilhas; couve-flor; repolho e maçã verde. Em excesso pode causar gases, ansiedade e insônia. No entanto, é conhecido na Ayurveda por seus benefícios para o sangue e por equilibrar os níveis de açúcar. Além de ajudar a acalmar e a melhorar o estado letárgico.

 

LEIA MAIS SOBRE AYURVEDA

Ayurveda: 15 dicas para uma alimentação e mente saudáveis – Confira 15 dicas para uma alimentação e mente saudáveis, pois segundo a Ayurveda, os alimentos são considerados sagrados e, na prática, nutrição e medicina são indissociáveis.

Saiba quais chás equilibram os doshas (biótipo), segundo a Ayurveda – Saiba quais chás proporcionam a retomada do nosso equilíbrio, de nosso dosha (biótipo), que segundo a medicina Ayurvédica significa todas as forças do corpo, as quais temos que conhecê-las e saber equilibrá-las.

FAÇA UMA CONSULTA ESOTÉRICA

Glaucia Carvalho – Cartas de Tarô, Leitura de Mãos, Numerologia e Astrologia

Nosso site realiza consultas Esotéricas Online. Então, entre em contato hoje mesmo e dê início ao seu processo de auto-conhecimento! Faça uma consulta com a sensitiva Gláucia Carvalho, com 30 anos de experiência na leitura de oráculos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *