Conheça 10 princípios do Yoga e como aplicá-los em sua vida

Conheça 10 princípios do Yoga que norteiam a prática e como aplicá-los em sua vida. O Yoga é uma prática milenar que vai muito além de ser uma atividade física que trabalha a mente. Ela é capaz de orientar uma pessoa como um todo. Trata-se dos yamas e niyamas. O primeiro indica as energias que precisamos evitar, e o segundo são os princípios que devemos ter como base em nossas vidas.

YAMAS

Ahimsa – não-violência: É a negação de qualquer tipo de violência, desde a mais explícita até a mais velada. Não ser violento com os outros e nem com você mesmo. Não fazer comentários destrutivos e não estimular pensamentos negativos. Manter distância do pessimismo.

Satya – verdade: Ser sincero com você mesmo e com as outras pessoas. Ser fiel aos seus princípios e ao que você verdadeiramente quer. Não seguir ideais de outras pessoas e não tentar se moldar ao gosto de ninguém.

Asteya – não roubar: Não tomar para si nada que não lhe pertence. Nunca pegar algo de outra pessoa sem permissão. Só pegar as suas coisas e só contar com elas.

Aparigraha – desapego: É a prática do desapego. Ter em mente que tudo nesse mundo é passageiro e não estimular desejos e impulsos de ter e acumular coisas. Saber que o material é a parte da vida que menos importa e não hesitar em doar coisas que não lhe servem mais.

Brahmacharya – controle dos impulsos sexuais: Ter cuidado com quem divide sua intimidade e ter consciência que seu corpo é um princípio básico da Yoga. Viver em uma busca incessante por prazeres carnais pode ser um sinal de que você está desconectado de si mesmo.

NIYAMAS

Saucham – pureza: É a importância de manter-se o mais limpo e leve possível. E isso vai desde a comida que ingere até o tipo de pensamento que nutre. Higiene; emoções; informações e relacionamentos; vale para tudo. O importante é selecionar tudo que “mora” dentro de você.

Tapah – disciplina: Não significa ser rígido demais e seguir regras difíceis de serem cumpridas, mas sim de ter disciplina consigo mesmo para conseguir atingir seus objetivos e força para correr atrás deles.

Santosha – contentamento: É o princípio de estar feliz e grato por tudo que se tem. Não tem nada a ver com comodismo, mas sim com a valorização de seu momento atual. A importância de ficar feliz com o que se tem e nunca lamentar o que ainda não foi conquistado.

Swadhyaya – autoestudo: A busca da sabedoria mais importante de sua vida, o autoconhecimento. É dedicar boa parte de seu tempo a si mesmo e a entender como seu corpo e sua mente funcionam, para que possa realizar as melhorias necessárias.

Íshvara pranidhana – entrega: Confiar na vida e entregar-se plenamente a qualquer ação que fizer. É saber que tudo tem um motivo e que o fluxo dos acontecimentos lhe indicará as melhores decisões e escolhas.

 

CONFIRA TAMBÉM

Ayurveda: 15 dicas para uma alimentação e mente saudáveis – Confira 15 dicas para uma alimentação e mente saudáveis, pois segundo a Ayurveda, os alimentos são considerados sagrados e, na prática, nutrição e medicina são indissociáveis.

Confira uma simpatia para atrair prosperidade – Confira uma simpatia para atrair prosperidade para a vida pessoal e profissional. Além disto, é um ótimo arranjo para decorar ambientes.

Aromatizador de Sete Forças: Saiba seus benefícios e aprenda como fazer – O Aromatizador de Sete Forças é proporciona para o ambiente tranquilidade e força. A combinação de sete ervas trazem diferentes efeitos, de cada erva, e juntas se potencializam. Confira os benefícios de cada erva e aprenda a receita do Aromatizador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.