Saber dizer “não”! Um “não” para o outro é, geralmente, um “sim” para você!

Você sabe dizer “não” ou sempre tenta ser o bonzinho? Tem dificuldade em dizer “não” para pessoas próximas, familiares, ou até mesmo para conhecidos nem tão próximos? É preciso ter consciência do quanto é importante aprendermos a dizer “não“, pois, quando nos recusamos, temos dificuldade ou resistimos a esse aprendizado, podemos chegar a perder o controle de nossa vida, podendo passar a sentir raiva por fazer coisas que, na realidade, não queríamos.

Não saber dizer “não” é um problema comum e pode parecer inofensivo, mas pode trazer grande mal estar para quem não consegue dizer “não“,  e recusar convites ou pedidos que, na realidade, não desejaria aceitar.

Geralmente, quem tem dificuldade em dizer “não” acaba se sobrecarregando ao tentar fazer mais do que está disposto ou do que é capaz de fazer. , .

Isso acontece, geralmente, por medo de parecermos egoístas ou também pode ser um medo de decepcionar os outros; uma insegurança, que, no fim, gera frustração e irritação consigo mesmo. Mudar essa postura, portanto, é essencial para vivermos bem com as pessoas a nossa volta e para vivermos bem conosco mesmos.

Por que devemos aprender a dizer “não”?

A resposta é simples: porque simplesmente é impossível agradar todo mundo. Sempre ceder aos desejos e vontades dos outros é a forma mais fácil de deixar de lado nossas próprias necessidades. Quando dizemos “sim” para os outros, dizemos um “não” para nós e pagamos um preço por isso. Ou seja, muitas vezes, quando nos esforçamos para agradar aos outros, estamos, na verdade, sacrificando nossos próprios interesses.

No fundo, esse comportamento de dizer “sim” quando se quer dizer “não” é uma forma de auto-proteção. A pessoa acredita que está se defendendo de um mundo exigente e tenta sempre agradar a todos e entrar no “jogo” desse mundo que ela acredita que é tão crítico e exige muito dela.

Muitas pessoas que agem dessa forma começam a se isolar como forma de evitar relacionamentos e ter que fazer coisas contra a sua vontade. Viver a vida sem colocar limites acaba levando a tristeza, ansiedade, frustração, agressividade e até depressão.

Não se trata de se tornar um egoísta que ignora as necessidades dos demais, mas sim de encontrar um equilíbrio entre os dois extremos: ou seja, o de dizer sempre “sim” e o de dizer sempre “não“.

Como aprender a dizer “não” sem sofrer?

Apesar de ser interpretado como sinônimo de rispidez e insensibilidade, o “não“, se bem empregado, pode ser favorável e gerar bons resultados profissionais e pessoais. Esse é o chamado “não positivo”.

A base de tudo é sentir que trazemos valor à sociedade e que devemos, e merecemos, ser respeitados. Além disso, temos de ter clareza sobre nossos valores para saber o que queremos ou não. Desenvolver seu auto conhecimento será indispensável. Saber dizer “não” se torna impossível se não nos conhecemos o suficiente e não temos segurança sobre quais valores nos movem.

A partir desse auto conhecimento e da valorização de nossos sentimentos e da nossa importância; nos tornamos capazes de esquecer o medo e o sentimento de culpa; quando queremos dizer um “não” em uma determinada situação que temos à frente.

Se conseguimos ter clareza sobre nossa motivação, podemos saber como dizer “não” a alguém com a maior clareza possível sobre o porquê deste “não“. Isso aumentará a auto confiança de que precisamos e o respeito das pessoas pelas nossas opiniões e escolhas. Assim, conseguimos ser mais assertivos na vida pessoal ou profissional e nos libertamos de um enorme e desnecessário peso.

SAIBA MAIS

Os seis sabores da Ayurveda que trazem o equilíbrio para o corpo e a mente – Entenda o que os seis sabores da Ayurveda significam dentro da dieta dessa medicina alternativa: o doce; o ácido; o salgado; o picante; o amargo e o adstringente.

10 objetos de Feng Shui para atrair prosperidade e sorte para sua casa (1ª Parte) – Confira 10 objetos de Feng Shui para atrair prosperidade e sorte para sua casa (1ª Parte). O Feng Shui é uma técnica chinesa milenar de harmonização de ambientes. Dessa forma, equilibra as vibrações e otimiza a circulação de energias dos ambientes.

FAÇA UMA CONSULTA ESOTÉRICA

Glaucia Carvalho – Cartas de Tarô, Leitura de Mãos, Numerologia e Astrologia

Nosso site realiza consultas Esotéricas Online. Então, entre em contato hoje mesmo e dê início ao seu processo de auto-conhecimento! Faça uma consulta com a sensitiva Gláucia Carvalho, com 30 anos de experiência na leitura de oráculos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *