Kiumbas, eguns, obsessores e espíritos trevosos na Umbanda

Kiumbas ou quiumbas, eguns, espíritos sofredores, espíritos trevosos e obsessores são classificações dadas na Umbanda e no espiritismo a certas classes de espíritos que atormentam e devem ser afastados.

Kiumbas, eguns e espíritos obsessores e trevosos

É importante salientar que estamos falando da mesma classe de espíritos, porém; dentro de diferentes religiões.

Os nomes “espíritos obsessores” ou “espíritos sofredores” são classificados assim dentro do “Kardecismo” ou “Espiritismo”, referindo-se a espíritos que ainda não alcançaram nenhum grau evolutivo, e; sentem-se presos a matéria, prejudicando ou vingando-se de quem está vivo.

Existe uma classificação parecida dentro da Umbanda e Candomblé, onde nos referimos a esses espíritos como “kiumbas” e “eguns”, respectivamente.

kiumbas e eguns

Diferença entre Kiumbas e eguns

Egum significa certo grau evolutivo de um espírito desencarnado, e ele não atormenta ninguém, pois; está seguindo o curso natural de evolução após ter desencarnado. Seguindo esta lógica, todos nós seremos eguns após a morte.

Diferente do egum, o kiumba perdeu-se no processo evolutivo, e tornou-se um espírito violento e vingativo.

O impacto do kiumba nas pessoas

A simples presença de quiumbas pode causar imensos distúrbios nas pessoas, especialmente em médiuns desenvolvidos; que sentem muito desconforto com as energias emanadas por eles.

Os kiumbas podem trazer doenças, acidentes e dificuldades diversas para as pessoas as quais se liga, devido a sua carga energética densa e carente de evolução, por isso devem ser afastados com rituais específicos.

Kiumba e seu impacto no ambiente

Kiumbas causam grande impacto nos ambientes aos quais se apegam, e geralmente; provocam muita estagnação na energia circundante daquele local, que pode adoecer pessoas, arruinar negócios, etc.

Como afastar kiumba?

Existem várias maneiras de afastar essas energias tanto de seu campo espiritual quanto do ambiente.

O certo é cada pessoa fazer rituais semanais que fortaleçam sua espiritualidade, e assim; seus guardiões naturalmente afastarem esses espíritos trevosos.

Firmar velas aos Exús e Pombagiras guardiões é parte desses rituais que devem ser repetidos semanalmente, assim como; tomar banhos de ervas com frequência, defumar a residência e acender velas aos orixás principais.

Saiba mais

Oração de descarrego a Exú Mirim pedindo para afastar a inveja e o olho gordo, abrindo um caminho de luz em seus caminhos, através da Sagrada Umbanda.

Confira um poderoso banho de Ogum, o Guerreiro de Oxalá, para pedir a ele proteção contra qualquer inimigo ou contra qualquer mal que nos ronde.

Linha de Esquerda da Umbanda é formada por Exú, Pombagira e Exú Mirim que são espíritos fundamentais na sustentação espiritual de nossa vida. Saiba tudo no artigo.

Faça uma consulta espiritual da Umbanda

Eu posso ajudar você a resolver seus problemas e encontrar melhores oportunidades em seus caminhos.

Tenho mais de 30 anos de experiência na Umbanda e ajudo muitas pessoas a resolverem seus problemas.

Receba uma orientação espiritual clara e objetiva, sobre os problemas que está enfrentando agora, e que não consegue resolver sozinha.

Siga-me nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.