Culto a Omulú-Obaluaiê: saiba como cultuar o Orixá da saúde e da cura

Confira, neste artigo, tudo sobre o Culto a Omulú-Obaluaiê, e saiba agradar o orixá da saúde e ter seu axé em sua vida, segundo a Umbanda.

Quem é Omulú-Obaluaiê?

O Orixá Omulú-Obaluaiê é temido, pois é ligado à morte e à doença. Mas muitas pessoas se esquecem de que ele também também é o orixá da cura e da renovação da vida.

Na mitologia dos Orixás, ele filho Nanã e Oxalá e irmão de Oxumarê, Ewá e Ossaim

Ele pode ser aquele que usa das doenças para punir os que praticam o mal. Ou, então, pode ser aquele que, em meio às doenças e às mortes, vem para limpar-nos a todos de todas as moléstias do corpo ou da alma, possibilitando, assim, renascimento, nova vida, novos caminhos.

Outro lado pouco comentado sobre Omulú-Obaluaiê é que este orixá é o senhor da terra e de todas as riquezas por ela produzidas. Ou seja todos os minerais, vegetais, agricultura, etc..

Portanto, Omulú-Obaluaiê além de dar proteção à saúde do corpo e da alma, auxiliar na cura e em cirurgias. Além disso, é um orixá a quem devemos pedir as bênçãos da fartura e da prosperidade, principalmente aquelas pessoas que dependem da exploração da terra para viverem.

Por que cultuamos Omulú-Obaluaiê?

Através do culto a Omulú-Obaluaiê, seus filhos e devotos fazem suas oferendas e entregam os agrados a este Orixá para terem, assim, o axé da saúde, da proteção em cirurgias, do auxílio na cura de enfermidades; e, além disso, o axé da fartura e das riquezas da terra.

Culto a Omulú-Obaluaiê

  • Dia da Semana: o dia da semana dedicado ao culto a Omulú-Obaluaiê é a Segunda-feira. No entanto, pode-se encontrar terreiro que também o cultuam aos domingos, junto com Nanã, sua Mãe;
  • Dia anual: Omulú-Obaluaiê pode ser homenageado ou em 16 de agosto, dia de São Roque, ou, então, em 17 de dezembro, dia de são Lázaro;
  • Saudação: ou Atotô! ou Atotô Ajuberô!;
  • Cores: as cores principais de Omulú-Obaluaiê são o branco, ou branco e preto, ou preto e amarelo, ou, ainda, preto, branco e vermelho;
  • Elementos: Omulú rege, na natureza, a terra, a crosta terrestre e, portanto, todas as suas riquezas. Rege, além disso, a saúde e as doenças, principalmente as epidêmicas. Na espiritualidade, Omulú rege a passagem entre a vida e a morte;
  • Vestimentas: palha da costa
  • Principais folhas e ervas: panaceia, Cravo-de-defunto, Sete Sangrias (Cufeia), erva-de-passarinho, Canela de Velho, etc.
  • Comidas e Oferendas: Pipoca (chamada ou de Abadô ou de Deburú) e banana da terra;
  • Animais: Cachorro e porco;
  • RitualOlubajé é um ritual anual para Omulú-Obaluaiê obrigatório em casas de Umbanda e Candomblé, pois nele pedimos por saúde e longevidade;
  • Sincretismo: São Roque (16 de Agosto), São Lázaro (17 de Dezembro)
  • Características dos filhos: Reservados, solitários, trabalhadores, organizados, leais, sinceros.

Confira também

Banho de Omulú para renovação e para começar a semana reenergizado – Aprenda hoje como preparar uma poderoso banho de Omulú para renovação e, assim, se livrar das energias pesadas e começar a semana com energias renovadas.

Obaluaiê-Omulú é o médico espiritual que cura doenças. Encarregado de uma das 7 Linhas Sagradas da Umbanda, a dos Ancestrais, relacionada, além disso, à cura e evolução espiritual.

Firmeza de Saúde – Oração à Omulú para saúde e cura – Confira uma Oração a Omulú para saúde e cura para a Firmeza de Saúde, pois o orixá Omulú é responsável pela saúde e gestão das doenças físicas e espirituais.

Oração ao Poderoso Curador, Pai Omulú da Umbanda. – Pequena oração ao Poderoso Curador, Nosso Pai Omulú. Pedindo, assim, pela intervenção milagrosa na ocasião da pandemia do coronavírus que assola o mundo.

Banho de Omulú – Aprenda a fazer o banho de pipoca de cura e proteção. – Banho de Omulú – Aprenda a fazer essa poderosa ferramenta para que tenha auxílio no tratamento de saúde e, além disso, para ter proteção em cirurgias e ganhar o axé de Pai Omulú.

Faça uma consulta espiritual

Consulta espiritual com cartas do tarô

Você tem questionamentos afligindo sua vida, e precisa de respostas das entidades para tomar decisões importantes? Então, faça hoje mesmo uma consulta espiritual. Receba, assim, revelações dos guias da Umbanda para que possa, então, esclarecer e orientar espiritualmente sua vida.

Você pode também solicitar a identificação das entidades que regem seus caminhos. E, além disso, através da consulta a Cabala dos Orixás, ficar sabendo com detalhes todos os regentes da sua espiritualidade.

A consulta vai revelar seus orixás regentes (orixá principal, ajuntó e orixá familiar) e entidades (Exú e Pombagira, Pretos Velhos, Caboclos e Ciganos).

Glaucia Carvalho, que tem mais de 30 anos de experiência como umbandista. Por isso, pode, assim, orientar em suas dúvidas do ponto de vista espiritual e responder as questões que estão afligindo sua vida.

Faça hoje mesmo sua consulta.

Siga-me nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *