Conheça as 12 leis do karma segundo o budismo

O karma é regido por 12 leis, e cada uma delas permite compreender o sentido espiritual da existência. No budismo não existe um deus controlador, estas leis não provêm de um deus, mas da natureza. A palavra karma em sânscrito significa ação e consiste em um tipo de força que transcende o mundo material. Essa energia é consequência direta das ações de cada ser humano, cada ação gera uma reação.

1. A grande lei: Também é conhecida como a lei de causa e efeito: o que damos ao universo é o que o universo devolve a nós, mas se é algo negativo, será devolvido a nós multiplicado por dez. Como já diz o ditado popular “colhemos o que plantamos”.

2. Lei da criação: A vida não apenas acontece, ela precisa de nossa participação. Estamos ligados ao Universo dentro e fora de nós mesmos. Tudo que nos cerca nos dá indícios de nosso estado interior. Temos que fazer em nós o que queremos em nossa vida.

3. Lei da humildade: Esta lei é sobre é aceitar que o mundo espelha os nossos traço. Se aceitamos com humildade o que ocorre conosco, nos elevaremos a um nível superior.

4. Lei do crescimento: É sobre a mudança e o crescimento pessoal. Para que o nosso espírito cresça, a mudança deve partir de nós. Quando mudamos nosso interior, nossa vida muda.

5. Lei da responsabilidade: Quando algo negativo acontece conosco é porque há algo negativo em nós. O entorno é o nosso reflexo. Por isso, devemos enfrentar com responsabilidade as situações de nossa vida.

6. Lei da conexão: Tudo o que fazemos, por mais insignificante que pareça, está em conexão com o universo. O primeiro passo leva ao último e todos são igualmente importantes. Presente, futuro e passado estão interconectados.

7. Lei do foco: Não é possível pensar em duas coisas simultaneamente. Subimos degrau por degrau, um de cada vez.

8. Lei da doação: É se doar quando acreditamos que algo é verdadeiro. Se acreditar que pode ser verdade, você poderá demonstrar que é. Temos que demonstrar essa verdade.

9. Lei do aqui e do agora: Permanecer presos ao passado nos impossibilita de aproveitar o presente. Os pensamentos velhos, os maus hábitos e os sonhos frustrados nos impedem de avançar e renovar nosso espírito.

10. Lei da mudança: A história se repetirá até que assimilemos as lições que devemos aprender. Nós somos responsáveis por mudarmos o nosso trajeto. Tudo se repete até aderirmos à mudança.

11. Lei da paciência e da recompensa: As recompensas são resultado de trabalho, dedicação e persistência. É um trabalho de paciência e perseverança que dá seus frutos. Ao ter paciência, terá sua recompensa.

12. Lei da importância e da inspiração: O valor de nossos triunfos e erros depende da intenção e da energia que desprendemos para alcançar o fim. Cada contribuição pessoal é também uma contribuição ao todo. Portanto, temos que colocar todo o nosso coração em cada coisa que fazemos.

 

CONFIRA TAMBÉM

Aprenda 5 rituais de Mindfulness para uma vida mais calma – O Mindfulness é uma técnica de atenção plena, que concentra no presente, para o que realmente importa e viver de forma plena.

Conheça as plantas que tem o poder de equilibrar os Chakras (parte 1) – Neste primeiro artigo, confira as plantas para o Chakra Básico. As plantas têm o poder energético de equilibrar o campo vibracional pessoal…

Aprenda um banho de flores amarelas para atrair dinheiro – As flores amarelas felicidade, alegria, sensação de leveza e prosperidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.