Entre em contato hoje mesmo para marcar seu atendimento!

Atendemos de segunda à sexta-feira de 09:00 às 18:00h

Não fazemos atendimentos sábados, domingos e feriados.

Banho de descarrego e banho de ervas – o que são e como preparar esses banhos?

O que são e como fazer os banhos de descarrego e de ervas, de valor místico incalculável, para aqueles que buscam a purificação e limpeza espiritual?

Utilizados desde a antiguidade por quase todas as religiões, podemos verificar sua eficácia ainda mais acentuada para aqueles que preparam estes banhos rituais com , dentro de determinados fundamentos mágicos.

As receitas incluem misturas para combinações precisas de ervas, horários mágicos para a aplicação do banho, cumprimento do ritual de acordo com determinada fase da lua, etc.

O que são os banhos de descarrego e banhos de ervas de umbanda?

Aliviando do peso de energias negativas acumuladas, preparando o corpo e o espírito para determinado ritual, ou purificando e consagrando objetos sagrados de culto assim como os próprios fiéis, os “banhos mágicos” podem ser divididos em três grandes grupos de acordo com a umbanda:

  1. Banho de Abô – serve para limpeza e consagração de objetos sagrados de culto, utilizado também nos rituais de iniciação dos sacerdotes dos cultos afro-brasileiros (umbanda e candomblé). Pode ser ministrado somente por pais e mães de santo, e aqueles que recebem este banho devem estar com todas as obrigações com a religião em dia.
  2. Amaci – empregado em banhos e lavagem de cabeça. Servem para fortalecer a cabeça, no sentido espiritual, cósmico; preparando-a para receber os fluídos e a inspiração proveniente de seu orixá ou anjo da guarda, que aproxima-se de nós após este banho ritual. O Amaci também deve ser ministrado por sacerdotes capacitados dentro das casas de santo.
  3. Banho de Descarrego ou Banho de Descarga – pode ser feito por qualquer pessoa que desejar tornar este ritual mágico uma parte de sua rotina de proteção e limpeza espiritual, fazendo destes banhos um dos rituais mais populares de limpeza espiritual. Tem a finalidade de atrair boas energias espirituais e purificar os fluídos negativos que captamos no dia a dia; em nosso convívio com as pessoas, e nos rituais de magia.

O que é necessário para fazer um banho de descarrego?

As ervas que são empregadas em banhos rituais e nos banhos de descarrego em geral, podem ser encontradas em diversos locais incluindo em sua própria horta, que pode conter grande parte das ervas frescas necessárias a diversos rituais; assim como é possível encontra-las em feiras, mercados esotéricos, lojas de artigos religiosos, etc.

Os materiais utilizados para fazer um banho ritual geralmente são duas vasilhas fundas (capacidade de aproximadamente 2 litros de água); uma para maceração ou fervura da erva e outra para o banho coado, que devem ser preferencialmente em barro, porcelana ou vidro; além de um coador de malha fina.

Como preparar um banho de descarrego ?

As ervas do banho podem ser maceradas ou fervidas. Quando fervidas; as ervas são colocadas dentro da água fervente e; em seguida, são abafadas até que esfriem, sem o uso de geladeira. Quando as ervas são maceradas com as mãos; em água fria, devemos adicionar a água para diluição aos poucos, coar e então tomar o banho.

Dê preferência a compra de ervas mais frescas que encontrar, pois a erva morta não contém a energia necessária para a limpeza espiritual promovida no banho ritual.

Como tomar o banho de descarrego?

Antes de tomar o banho de defesa ou banho de descarrego deve tomar um banho higiênico com água e sabão e preferencialmente lavar a cabeça com shampoo, mesmo que o banho de descarrego não passe pela cabeça.

Devemos acender uma vela branca comum ao lado de um copo de água para nosso orixá ou anjo da guarda, antes de tomar o banho de descarrego, para nos proteger e potencializar o valor místico do ritual que estamos praticando.

Em seguida ao banho higiênico, sem secar o corpo; derrama-se do pescoço para baixo o banho de descarrego, aos poucos (salvo quando indicado jogar da cabeça para baixo), despejar o banho sobre o corpo para que passe lentamente pela maior area possível, sempre mentalizando seus pedidos e a limpeza espiritual. O banho ritual nunca deve estar muito quente e muito menos gelado.

Onde despachar as ervas usadas no banho de descarrego?

Existem muitas receitas simples e outras mais elaboradas para a preparação de um banho ritual.

Os banhos de descarrego são feitos, em sua grande maioria; com o processo de maceração da erva a frio.

Estes banhos de descarga podem também ser preparados fervendo certas ervas, mas devem também ser coados para o uso ritual, sendo que as ervas restantes, utilizadas no preparo do banho; devem retornar ao “local de origem”,  devendo sempre ser despachadas em mata, ou próximo a alguma planta em um jardim; mas nunca devem ser jogadas no lixo comum.

Se o banho ritual for destinado a afastar más influências ou promover a cura de uma doença, as ervas devem ser despachadas bem longe do local onde você reside. Se o banho ritual for destinado a atrair a pessoa amada ou trazer mais prosperidade a sua residência, as ervas devem ser despachadas bem próximas ao local que reside, preferencialmente em uma bela praça ou jardim, próximo a sua casa.

Outros locais de despacho das ervas usadas nos banhos rituais podem ser sugeridos por entidades e pessoas ligadas aos cultos que recomendaram estes banhos de descarrego.

Desejo sorte em seu ritual de limpeza espiritual através dos banhos de descarrego e espero ter contribuído com as informações!

Posts Relacionados

  • Sal grosso – poderoso descarrego em banhos e limpeza de ambientesSal grosso – poderoso descarrego em banhos e limpeza de ambientes
    A estória do sal poder ser contada através da magia e passa por diversas civilizações; sendo um poderoso descarrego usado até hoje em banhos e limpeza. Sal nos lábios dos recém-nascidos no batismo ...
  • Não é dia das mães, é dia da Mamãe Oxum!Não é dia das mães, é dia da Mamãe Oxum!
    Dia 08 de dezembro é "Dia de Oxum", orixá que transborda feminilidade, senhora do ouro, da fertilidade e da beleza. O dia 08 de dezembro é dedicado à Santas católicas Nossa Senhora da Imaculada...
  • Verdadeiros amigos e uma oração para afastar os inimigosVerdadeiros amigos e uma oração para afastar os inimigos
    A amizade é joia rara confeccionada com carinho, atenção e dedicação pelos espíritos que escolhem compartilhar suas caminhadas terrestres juntos. Riquezas fazem os amigos multiplicarem, assim c...
  • Dia de YemanjáDia de Yemanjá
    Dia 02 de fevereiro é "Dia de Yemanjá", a "Rainha do Mar" nas tradições religiosas afro-brasileiras. Na liturgia católica este dia é dedicado a Nossa Senhora das Candeias, e esta Nossa Senhora ...