Iemanjá é a “Rainha do Mar”, mãe de quase todos os orixás, é patrona da família onde tem forte influência, é ligada aos processos de gestação e nascimento.
Iemanjá – Rainha do Mar e Patrona da Família na Umbanda
A majestade dos mares, senhora dos oceanos, sereia sagrada, Iemanjá é a rainha das águas salgadas, regente absoluta dos lares, protetora da família.
Chamada também de Deusa das Pérolas, é aquela que apara a cabeça dos bebês no momento de nascimento.
Iemanjá, é um orixá africano, cujo nome deriva da expressão Iorubá “Yèyé omo ejá” “Mãe cujos filhos são peixes” comemorada em 31 de dezembro e 02 de fevereiro.
Iemanjá é a deusa da nação de Egbé, nação esta Iorubá onde existe o rio Yemojá (Yemanjá). No Brasil, rainha das águas e mares.
Orixá muito respeitada e cultuada é tida como mãe de quase todos os Orixás por isso a ela também pertence a fecundidade. É protetora dos pescadores e jangadeiros.
Iemanjá é força da natureza que tem papel muito importante em nossas vidas, pois é ela que rege nossos lares, nossas casas. É ela que dá o sentido da família às pessoas que vivem debaixo de um mesmo teto.
Ela é a geradora do sentimento de amor ao seu ente querido, que vai dar sentido e personalidade ao grupo formado por pai, mãe e filhos tornando-os coesos.
Rege as uniões, os aniversários, as festas de casamento, todas as comemorações familiares. É o sentido da união por laços consangüíneos ou não.
Características dos filhos de Iemanjá
Sincretismo de Iemanjá
A Umbanda utiliza-se da imagem de santos cultuados pela Igreja Católica por um fato histórico-cultural.
Na medida em que os negros que chegavam ao Brasil como escravos, oriundos das diversas tribos africanas, traziam em seu interior a crença nos Orixás, porém não podiam manifestá-la, pelo preconceito dos seus senhores, que consideravam tal culto heresia e feitiçaria.
Os Orixás são espíritos de altíssima vibração; os Santos foram pessoas que viveram na Terra e um dia estiveram, como nós, sob a tutela desses Orixás.
O africano não abandonou as suas crenças religiosas. Simplismente, procurou acomodar-se a situação e o processo mais inteligente foi exatamente o de comparar as qualidades dos seus Orixás com a dos santos católicos.
O dia 02 de fevereiro , dia de comemoração de “Nossa Senhora dos Navegantes” é o dia dedicado também a Mãe Iemanjá.
Culto a Iemanjá
- Dia da semana: sábado
- Fio de conta: transparente de cristal branco
- Ponto de domínio na natureza: mar
- Flores: rosas brancas, palmas brancas, angélicas, orquídeas
- Pedras: pérola, água marinha
- Metal: prata
- Animais: peixes, cabra branca, pata ou galinha branca
- Incompatibilidades: poeira, sapo