O significado da Mandala e as influências das cores em nossas vidas

A Mandala e os significados das suas cores influenciam em diferentes aspectos em nossas vidas, e podem nos auxiliar a encontrar as energias necessárias para melhorar nossas vidas.

O significado de Mandala vai muito além do que podemos observar visualmente. Ela é a representação da harmonia e equilíbrio. O significado da mandala está intimamente ligado ao seu poder de canalizar as energias destinadas a ela, seja através do seu formato ou de sua cor.

A mandala, cujo termo sânscrito significa “círculo” ou “completude”, é um yantra circular que simboliza o Universo. Representa também a procura pela paz interior, a qual é retratada pelos padrões entrelaçados e que têm como finalidade a própria orientação do pensamento, já que seu formato auxilia a meditação.

Vermelho: É uma cor viva e forte, expressando facilmente o estímulo, força, paixões e sexualidade. Ter o vermelho por perto é muito bom para afastar a depressão e o desânimo. Porém, em uma mandala, é bom que essa cor seja usada com moderação, pois pode fazer com que a pessoa fique um pouco irritada.

Amarelo: Também é uma cor poderosa, pois além de ativar mecanismos como o do raciocínio e da comunicação, ela tem o poder de afastar as ideias fixas, estimulando a inteligência e a criatividade. Por ser a cor do sol, também pode ser relacionado com calor. Além de ser uma cor de luz, ajudando as pessoas a pensarem e planejarem além do que se vê.

Laranja: Bem próxima do amarelo, o laranja é facilmente associado à compreensão por meio de momentos difíceis, de rejeição. Mas também podem expressar a força da restauração depois de um período difícil, trazendo alegria, generosidade e sabedoria. Conhecida por ser a cor do outono, ela também pode transmitir calor e poder.

Verde: É responsável por energizar o corpo e a alma, transmitindo boas vibrações para quem fica ao seu redor. Ele é calmante e facilita o equilíbrio, muito disso por ser conhecido como a cor da natureza. O verde também traz uma noção de renovação, que morre e renasce, trazendo vida a cada nova primavera.

Azul: Famosa por ser a cor do equilíbrio, serenidade e paz, o azul é responsável por tranquilizar o corpo e a mente. Auxilia, também, em situações de estresse ou de dificuldades para dormir. Conhecido por ser a cor do céu, ele promove calma e relaxamento.

Rosa: É facilmente associada ao amor, harmonia, união e felicidade. Ele traz uma energia que ajuda muito no equilíbrio dos relacionamentos (inclusive de amor), trabalhando bastante a afetividade.

Lilás: Já o lilás ou o violeta é uma cor muito espiritual, tendo uma relação muito mística. Ela tem o poder de despertar a espiritualidade, limpando os ambientes e trazendo mais leveza. Essa cor traz equilíbrio espiritual a quem está descrente ou desconectado com as forças divinas.

Preto: Associada à sabedoria e à inteligência; pode, também, transmitir elegância, principalmente quando combinada com outras cores. Entretanto, é importante ponderar o uso, pois quando colocada em excesso, pode transmitir uma energia pesada, como o pessimismo e até depressão.

Branco: É a cor mundial da paz e pode abrir muitos bons caminhos. Explorar a cor branca traz uma sensação de limpeza e purificação.

 

CONFIRA TAMBÉM

Aprenda a meditar com óleos essenciais para a cura e autoconsciência – Os óleos potencializam os benefícios da meditação, tanto em nível físico quanto em nível energético.

Conheça a alimentação ayurvédica e como nos ajuda a equilibrar corpo e mente – A alimentação ayurvédica é uma prática cultural hindu de medicina tradicional indiana, há tempos praticada pelos antigos sábios e religiosos…

Aprenda um ritual cigano para restabelecer a harmonia no ambiente – O ritual cigano pode ser realizado sempre que o ambiente estiver carregado de energias e causando certo desconfort

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *