Mudras: aprenda dez posições com as mãos que têm o poder de curar

Você sabia que suas mãos têm um poder de cura que tem sido usado durante séculos? Confira um pouco mais sobre as chamadas Mudras.

 

Mudras são posições das mãos usadas para influenciar a energia de seu corpo físico, emocional e espiritual.

Os mudras têm sido usados no Oriente há milhares de anos e foram praticadas por muitos líderes espirituais, incluindo Buda. Hoje, os mudras ainda são usados ​​em yoga e meditação.

Às vezes, podemos inconscientemente colocar nossas mãos em posições mudra sem sabê-lo, e outras vezes nós usamos para ajudar a canalizar e estimular a energia.

1.) Gyan Mudra (Mudra do Conhecimento):

Gyan Mudra
Gyan Mudra

 

A ponta do dedo indicador toca a ponta do polegar, enquanto os outros dedos permanecem retos.

Benefícios: Melhora o conhecimento, estimula a pituitária e glândulas endócrinas; aumenta a memória, ajuda a meditação, previne a insônia, e pode melhorar o humor e trazer clareza.

Prática: A qualquer momento, sentado, em pé ou deitado na cama.

2.) Prithvi Mudra (Mudra da Terra): 

Prithvi Mudra
Prithvi Mudra

 

A ponta do dedo anelar toca o polegar enquanto os outros dedos permanecem em linha reta para fora.

Benefícios: Reduz deficiências físicas e espirituais, pode aumentar a força da vida, pode ajudar a limpar a pele, e promover a funcionalidade do corpo.

Prática: A qualquer hora.

3.) Varuna Mudra (Mudra da Água): 

Varuna Mudra
Varuna Mudra

 

A ponta do dedo mindinho toca o polegar enquanto os outros dedos permanecem em linha reta. Benefícios: Ajuda a equilibrar a emoção, ajuda a reter água, ajuda a aliviar a prisão de ventre e cólicas, e também pode ajudar a regular os ciclos menstruais e condições hormonais.

Prática: 15 minutos três vezes por dia.

4.) Vayu Mudra (Mudra do Ar): 

Vayu Mudra
Vayu Mudra

O polegar é colocado sobre o dedo indicador enquanto o resto dos dedos permanecem retos.

Benefícios: Ajuda a acalmar uma mente ansiosa, acalma a voz tensa, pode ajudar a diminuir o stress e ajuda a reduzir a impaciência e a indecisão.

Prática: 10 a 15 minutos, três vezes por dia.

5.) Shunya Mudra (Mudra do Vazio):

Shunya Mudra
Shunya Mudra

 

A ponta do polegar pressiona o dedo do meio para baixo, enquanto o resto dos dedos ficam para cima.

Benefícios: Reduz a fadiga, pode ser altamente eficaz para dores de ouvido, ajuda a restaurar a confiança, e aumenta a cognição mental.

Prática: 40-60 minutos por dia – para dor de ouvido, 4-5 minutos.

6.) Surya Mudra (Mudra do Sol):

Surya Mudra
Surya Mudra

 

Dobre o dedo anelar sob o polegar, enquanto o resto dos dedos permanecem em linha reta.

Benefícios: Ajuda a estimular a glândula tireóide, ajuda na perda de peso e reduz o apetite. Estimula a digestão, ajuda a aliviar a ansiedade e stress e ajuda a guiá-lo para o seu propósito.

Prática: 5 a 15 minutos, duas vezes por dia.

7.) Prana Mudra (Mudra da Vida):

Prana Mudra
Prana Mudra

 

O dedo anelar e mindinho dobram para alcançar o polegar, enquanto o indicador e o dedo médio permanecem apontados diretamente para cima.

Benefícios: Melhora a força da vida, ajuda a fortalecer a mente, corpo e espírito, ajuda nas tomadas de decisões, melhora a imunidade e motivação, ajuda a melhorar a visão e reduz a fadiga.

Prática: A qualquer hora.

8.) Apana Mudra (Mudra da digestão):

Apana Mudra
Apana Mudra

 

O dedo médio e anelar são dobradas sob o polegar enquanto o mindinho e o dedo indicador ficam voltados para cima.

Benefícios: Ajuda a regular o sistema excretor, ajuda a desintoxicar e estimular os movimentos intestinais;  alivia a prisão de ventre e hemorróidas.

Prática: 45 minutos por dia

9.) Apana Vayu Mudra (Mudra do coração):

Apana Vayu Mudra
Apana Vayu Mudra

 

O dedo indicador dobra-se para tocar a base do polegar, enquanto a curva do dedo médio e anelar tocam a ponta do polegar. O dedo mindinho permanece esticado.

Benefícios: Estimula a cura do coração, ajuda a proteger fisicamente o coração, e também pode ajudar a reduzir  gases e azia.

Prática: 15 minutos, duas vezes por dia.

10.) Linga Mudra (Mudra de calor):

Linga Mudra
Linga Mudra

 

Entrelace os dedos das duas mãos, mas mantenha o polegar da mão esquerda apontando para cima. Leve o polegar direito a envolver o polegar esquerdo para que ele toque o dedo indicador da mão direita.

Benefícios: ajuda a estimular calor no corpo, ajuda a reduzir o catarro e congestão nasal; é bom para fortalecer os pulmões e ajuda a revigorar e equilibrar o corpo.

Prática: A qualquer momento, porém sem excessos.

Fonte: wakingtimes

CONFIRA TAMBÉM

Intuição: o caminho do inconsciente para o mundo consciente – Ninguém pode nos garantir que, por seguir nossa intuição, vamos tomar as decisões mais acertadas. No entanto, o que conseguimos é um aspecto de igual importância…

Cromoterapia: saiba como usar a energia das cores e equilibrar ambientes e pessoas – Cromoterapia pode ser definida com a ciência que se utiliza as cores do Espectro Solar para restaurar o equilíbrio físico-energético em áreas do corpo humano atingidas por alguma disfunção.