Saiba mais sobre o sincretismo entre Iansã e santa Bárbara

Entenda mais sobre o sincretismo entre a Iansã e Santa Bárbara. Tanto a Orixá Iansã, quanto Santa Bárbara são homenageadas em 4 de dezembro.

Quem é Iansã?

Iansã é um Orixá feminino, uma das mais populares figuras da Umbanda e do Candomblé, tanto no Brasil, quanto na África, Na África, no entanto, é predominantemente cultuada sob o nome de Oyá. É um dos Orixás do Candomblé que mais penetrou no sincretismo da Umbanda.

Deusa Guerreira da espada de fogo, Iansã é a Senhora dos raios, furacões, tempestades e ventanias. Orixá do fogo, guerreira e poderosa. Mãe dos eguns, guia dos espíritos desencarnados, Senhora dos cemitérios.

Santa Bárbara martirizada

Santa Bárbara é uma Santa Cristã, homenageada na Igreja Católica em 4 de Dezembro, e que foi uma virgem mártir no século III.

Nascida na Turquia no fim do século III D.C. Ela era a filha única de um rico e nobre habitante do Império Romano chamado Dióscoro.

Santa Bárbara é trancada em uma torre por seu pai

Por ser filha única e por crer que a sociedade era corrupta demais naquele tempo, Dióscoro decidiu trancar a filha em uma torre. Santa Bárbara na sua solidão, tinha a mata virgem como quintal, e questionava-se, se de fato, tudo aquilo era criação dos ídolos que aprendera a cultuar com seus tutores naquela torre. Por ser muito bela, não lhe faltavam pretendentes para casamentos, mas Bárbara não aceitava nenhum.

Desconcertado diante da cidade, Dióscoro acreditava que as “desfeitas” da filha se deviam ao fato de ela ter ficado trancada muitos anos na torre. Então, ele permitiu que ela fosse conhecer a cidade.

Acompanhado o pai à cidade, Santa Bárbara tem contato com os cristãos

Durante essa visita, ela teve contato com Cristãos, que lhe contaram sobre os ideais de Jesus sobre o mistério da união da Santíssima Trindade. Pouco tempo depois, um padre vindo de Alexandria lhe batizou.

Por recusar seus pretendentes, Bárbara seguia trancada em sua torre. Certa vez seu pai mandou construir uma cabine de banho em sua torre e, ao lado de um cárcere privado e logo precisou viajar

Revoltado com a conversão de Santa Bárbara, seu pai a condena à morte por decapitação

Quando ele retornou, surpreendeu-se ao ver que conseguira que a cabine recebesse três janelas em honra a Santíssima Trindade e não duas – como era o costume. Bárbara disse ao pai que se convertera ao cristianismo. Este fato deixou o pai furioso, pois ela se recusava a seguir a fé dos Deuses do Olimpo, o que levou o pai a agredi-la e levá-la ao prefeito da província. Este ordenou que a torturassem e depois a decapitassem.

Seu próprio pai serviu de carrasco, decapitando Bárbara em praça pública. No entanto, quando a cabeça de Bárbara rolou pelo chão, um imenso trovão estourou pelos ares fazendo tremer os céus. Um relâmpago flamejou pelos ares e, atravessando o céu, atingiu o carrasco e fez cair por terra o corpo sem vida de Dióscoro.

Confira também

Poderosa limpeza espiritual de Iansã para locais com energias negativas – Acesse o artigo completo e saiba, assim, como fazer uma poderosa limpeza espiritual de Iansã. Para que possa limpar locais, residencial ou comercial, carregados com fortes energias negativas.

Banho de Iansã e Oxalá para descarrego e energização na lua minguante – Acesse o artigo completo e saiba, assim, como fazer um banho de Iansã e Oxalá para descarrego e energização, na lua minguante, com eucalipto, anis estrelado, erva da jurema, louro e samambaia.

Banho quebra feitiço no amor com a vibração de Iansã na lua minguante – Está sentindo energias pesadas em seu relacionamento amoroso? Então, faça este banho quebra feitiço para que possa, assim, tirar a demanda e harmonizar a vida com seu amor. Confira!

Iansã é a orixá dos ventos, raios e tempestades espirituais. Além disso, tem domínio sobre almas dos mortos e ancestrais sendo a orixá que encaminha as almas a evolução.

Iansã e o Incenso – Uso do elemento ar na Sagrada Umbanda – Iansã e o incenso tem uma relação muito íntima, pois esta orixá comanda o elemento ar, que adiciona velocidade aos resultados das oferendas realizadas.

Oração a Iansã , a “Rainha dos Raios”Oração a Iansã, que tem nas mãos uma espada para lutar pelo seu grande amor Xangô, que lhe concedeu o poder ser a “Rainha dos Raios”.

Faça uma consulta espiritual

Consulta espiritual com cartas do tarô

Você tem questionamentos afligindo sua vida, e precisa de respostas das entidades para tomar decisões importantes? Então, faça hoje mesmo uma consulta espiritual. Receba. assim, revelações dos guias da Umbanda para que possa esclarecer e orientar espiritualmente sua vida.

Você pode, além disso, solicitar a identificação das entidades que regem seus caminhos. E, através da consulta a Cabala dos Orixás, ficar, então, sabendo com detalhes todos os regentes da sua espiritualidade.

A consulta vai revelar seus orixás regentes (orixá principal, ajuntó e orixá familiar). E, além disso, entidades (Exú e Pombagira, Pretos Velhos, Caboclos e Ciganos).

Glaucia Carvalho, que tem mais de 30 anos de experiência como umbandista. Por isso, pode orientar em suas dúvidas do ponto de vista espiritual e responder as questões que estão afligindo sua vida.

Siga-me nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.