Santa Sara Kali: a Padroeira da Linha Cigana da Sagrada Umbanda

Santa Sara Kali, é a santa padroeira da Linha Cigana da Sagrada Umbanda, canonizada em 1712 pela Igreja Católica. Saiba tudo sobre ela neste artigo.

Santa Sara Kali

Há muitas lendas sobre quem teria sido Santa Sara kali, mas até hoje sabe-se pouco sobre ela, devido à escassez de registros históricos.

A palavra kali quer dizer “negra” em hebraico. Por isso; nas imagens, Santa Sara é representada como uma mulher de pele negra, trazendo sobre a cabeça o seu famoso lenço, símbolo de sua pureza e devoção a Jesus.

Nos dias 24 e 25 de Maio, acontecem, no mundo todo, as comemorações e homenagens a essa divindade.

E na França, em Saintes Maries de La Mer, nós encontramos o principal ponto de culto de Santa Sara Kali.

santa sara kali

Convivência com Jesus

Considerada a padroeira das mulheres grávidas e do Povo Cigano, acredita-se que Santa Sara conviveu com Jesus, durante sua passagem entre os homens.

Para as mulheres ciganas, o milagre mais importante da vida é o da fertilidade. Por isso, quanto mais filhos a mulher cigana tiver, mais dotada de sorte ela é considerada por seu povo.

A pior praga para uma cigana é desejar que ela não tenha filhos e a maior ofensa é chamá-la de DY CHUCÔ (ventre seco). 

História de Santa Sara Kali?

Lenda 1 sobre Santa Sara

Uma das lendas conta que Sara era uma serva que auxiliou Maria Santíssima no momento do nascimento do menino Jesus.

Por isso; tornou-se tão procurada para auxiliar mulheres que têm problemas com a gravidez e a fertilidade.

Tendo, em algum momento se juntado às 3 Marias (Maria Salomé, Maria Madalena e Maria Jacobina), seguiram espalhando a palavras de Jesus.

No entanto, havia intensa perseguição a todos os cristãos após a crucificação do de Jesus.

Por isso, por volta de 48 d.C, Sara e as três Marias foram colocadas em um barco sem remo e sem qualquer mantimento e jogadas à deriva no mar para morrerem.

Diante de tal situação desesperadora, elas se agarraram a sua intensa fé, onde prometeram que se chagassem salvas em algum local, continuariam a pregar a palava de Jesus.

Passaram então a rezar constantemente, pedindo, assim, a misericórdia divina.

Elas ficaram dias no barco perdidas no mar, até que, milagrosamente o barco atracou na França, hoje a cidade é conhecida como Sante Maries de La Mer (Santas Marias do Mar), principal local, hoje, de peregrinação e de devoção à Santa Sara.

Sara também fez uma promessa individual, a de que se conseguisse sobreviver, passaria a usar o lenço em sua cabeça pelo resto de sua vida.

Lenda 2 sobre Santa Sara

Em uma outra lenda local do povo cigano Sinte, na cidade de Sante Maries de La Mer (Santas Marias do Mar), local onde hoje se encontra a sepultura e os ossos de Sara, acredita-se que Sara foi uma cigana, que enquanto acampava na costa sul da França conheceu as “Marias” seguidoras de Jesus.

Conta essa lenda que Sarah viu as 3 Marias, chegando em um barco. O mar estava bravo e ameaçava afundar a embarcação.

Sarah lançou seu lenço nas ondas e usando o mesmo, caminhou sobre as águas ajudando as “marias” a desembarcarem em segurança.

Fazendo amizade com as 3 Marias, conheceu a palavra de Jesus e passou a ela se dedicar, mesmo sendo uma mulher de tradição cigana.

Santa Sara Kali padroeira das grávidas

Santa Sara Kali, além de protetora do Povo Cigano, também é a “Protetora das Grávidas” e das mulheres que estão tentando engravidar.

A Santa Protetora dos Ciganos costuma atender a todos e é conhecida por ser provedora de sorte, amor, saúde, fartura e vida longa.

Por estar sempre ao lado das mulheres com dificuldade para engravidar, dos desesperados  e desamparados, Santa de Kali é sempre homenageada com muito carinho e gratidão.

O lenço de Santa Sara Kali, o “diklô”

Sempre foi muito comum às ciganas que não conseguiam ter filhos fazer promessas a Santa Sara Kali em busca da graça de engravidarem, oferecendo, assim, em troca da graça, uma vigília de orações em seu túmulo, onde deixam um lenço, o “diklô”lenço usado pelos ciganos.

Com o tempo, este ritual ou simpatia deixou de ser feito apenas por ciganas e passou a ser realizado por todas as mulheres devotas e necessitadas de auxílio para engravidar.

Em Saintes Maries de La Mer, na França, local sagrado para os devotas da santa, é, todos os anos, ornamentado com milhares de lenços, todos em agradecimento à graça alcançada.

Saiba mais sobre a Linha Cigana

Descubra sua entidade cigana protetora e conecte-se a ela através da Umbanda, trazendo muitas bênçãos a sua vida pessoal, amorosa e profissional.

Poderosa simpatia cigana de adoçamento do seu amor. Além de amenizar as brigas, e deixe-o mais amoroso, carinhoso e atencioso com você.

Os trabalhos especiais para abertura financeira e prosperidade com Ciganos canalizam a energia especial dessas entidades na melhoria do setor financeiro.

Linha Cigana da Umbanda, muito confundida com a Linha de esquerda de Exús e Pombagiras, tem culto diferenciado. Saiba tudo nesse artigo.

Simpatias da Umbanda são poderosas ferramentas que podem ser usadas por qualquer pessoa. Saiba tudo sobre elas e tire suas dúvidas agora neste artigo!

Aprenda a fazer em casa o Pote da Prosperidade, uma poderosa magia cigana para que nunca falte em seu lar a fartura de alimentos e prosperidade financeira.

Siga-me nas redes sociais

Faça uma consulta espiritual da Umbanda

Eu posso ajudar você a resolver seus problemas e encontrar melhores oportunidades em seus caminhos.

Tenho mais de 30 anos de experiência na Umbanda e ajudo muitas pessoas a resolverem seus problemas.

Receba uma orientação espiritual clara e objetiva, sobre os problemas que está enfrentando agora, e que não consegue resolver sozinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.