O culto do sábado na umbanda: saiba tudo neste artigo

O culto do sábado na umbanda é realizado com os Orixás Iemanjá e Oxum, as grandes mães das águas dos Oceanos e dos rios.

Iemanjá

Iemanjá é uma divindade africana feminina, muito cultuada nas religiões de matriz africana, como Candomblé e Umbanda, e suas diversas nações e diferentes vertentes.

Segundo as lendas, Iemanjá é mãe de grande parte dos orixás, tendo como esposos, ora Oxalá, ora Odudua. Por isso, ela é considerada uma das grandes mães do panteão africano.

Iemanjá está ligada, no sincretismo, a diversas Nossas Senhoras, principalmente Nossa Senhora dos Navegantes, homenageada em 02 de Fevereiro na Umbanda.

Iemanjá é a grande regentes das águas dos mares e dos oceanos, da força das ondas e da fartura e vida diversa de seus mares. Além disso, ela rege a gestação e a maternidade e proteção e a harmonia familiar.

Oxum

Oxum é o Orixá das águas doces, dos rios e cachoeiras, cultuada no Candomblé e Umbanda. Além disso, é considerada regente da maternidade, da beleza, do amor e das riquezas materiais. A faceira e delicada Oxum tem domínio também sobre a sexualidade e a sedução. Por isso, ela é responsável pelas ligações amorosas. Uma vez que ela é tida como a deusa do amor, é, além disso, a responsável pelas uniões. Por isso, através de mamãe Oxum; os fiéis buscam auxílio para obter, assim, a desejada solução dos problemas de amor.

Mas ela também rege a fecundidade e a maternidade, da concepção ao nascimento das crianças e também é protetoras das crianças pequenas. Além disso, é a protetora da saúdo do aparelho reprodutor feminino e seus hormônios.

Oxum é sincretizada com várias qualidades de Nossa Senhora, a depender da linha de trabalhos de cada terreiro, região do país, etc.

No entanto, a associação mais comum do sincretismo religioso é com “Nossa Senhora da Conceição“, homenageada no dia 08 de dezembro.

Dicas sobre o culto do sábado na umbanda

1 – Oxum:

  • Dia da semana: Sábado;
  • dia do ano: 08 de dezembro;
  • Velas: Amarela, dourada, rosa, azul claro, branca;
  • Domínios: Amor, Riqueza, Fecundidade, Gestação e Maternidade;
  • Saudação: Ora Yê Yê Ô!
  • Oferendas: Omolocum, rosas e palmas amarelas, espelhos, etc..

2 – Iemanjá:

  • Dia da semana: Sábado
  • Dia do ano: 2 de fevereiro
  • Velas: Branca, prateada, azul claro e verde-água;
  • Domínios: família, maternidade, equilíbrio;
  • Saudação: Odoyá!
  • Oferendas: Debô (comida feita com canjica) e flores brancas.

Confira também

O culto da terça-feira na umbanda: saiba tudo neste artigo – O culto da terça-feira na umbanda é realizado com os Orixás Ogum, Oxumarê e Ewá, e também com as entidades Pombagiras e Exús.

Deusa das Cachoeiras Oxum: Personalidade dos filhos e culto na Umbanda – A Deusa das Cachoeiras empresta a seus filhos muita coragem, paixão e sensualidade, características marcantes desta orixá no culto da Umbanda e Candomblé.

As rosas na Umbanda – Presença nos cultos de vários orixás e entidades – As rosas na Umbanda são presença obrigatória em qualquer altar, utilizadas em diversos rituais, propiciando, assim, forte conexão com o plano espiritual.

O culto a Xangô – Como cultuar o Orixá da Justiça na Umbanda – Confira, neste artigo, tudo sobre o Culto a Xangô, e aprenda a agradar o orixá da justiça e ter seu axé em sua vida, de acordo com a Umbanda.

10 dicas do Culto aos Ciganos da Umbanda – Preferências das entidades nos rituais – O Culto aos Ciganos da Umbanda é cheio de mistérios e poder. Veja neste artigo 10 dicas sobre o culto dessas entidades tão queridas.

Culto aos Pretos Velhos na Umbanda – Ervas, velas e saudaçõesCulto aos Pretos Velhos – Ervas, datas comemorativas, velas e saudações desses espíritos de luz, amadas e poderosas entidades de Umbanda.

Faça uma consulta espiritual

Consulta espiritual com cartas do tarô

Você tem questionamentos afligindo sua vida, e precisa de respostas das entidades para tomar decisões importantes? Então, faça hoje mesmo uma consulta espiritual. Receba, assim, revelações dos guias da Umbanda para que possa, então, esclarecer e orientar espiritualmente sua vida.

Você pode também solicitar a identificação das entidades que regem seus caminhos. E, além disso, através da consulta a Cabala dos Orixás, ficar sabendo com detalhes todos os regentes da sua espiritualidade.

A consulta vai revelar seus orixás regentes (orixá principal, ajuntó e orixá familiar) e, além disso, suas entidades (Exú e Pombagira, Pretos Velhos, Caboclos e Ciganos).

Glaucia Carvalho tem mais de 30 anos de experiência como umbandista. Por isso, pode, assim, orientar em suas dúvidas do ponto de vista espiritual e responder às questões que estão afligindo sua vida.

Faça hoje mesmo sua consulta.

🙏Siga-me nas redes sociais para mais dicas da Umbanda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *