Mãe Nanã Burukú – A maturidade plena do sagrado feminino na Umbanda

Mãe Nanã Burakú – “Senhora dos Mangues”, tida como a mais velha dos orixás da Umbanda – é a face da maturidade plena do sagrado feminino na religião umbandista.

Mãe Nanã Burukú

A orixá Nanã é a face mais madura das iabás da Umbanda (orixás femininas).

Enquanto Oxum é caracterizada como a mulher mais jovem, seguida de Iemanjá que representa a fase reprodutiva; Mãe Nanã é a representação da mulher no início da menopausa até a maturidade plena – a sábia anciã que cumpriu uma jornada de conhecimento e prepara-se para a passagem reencarnatória.

Mãe Nanã Burakú

Mãe Nanã – Senhora da vida e da morte

Nanã situa-se entre os portais da vida e da morte, pois; fornece a matéria prima para a “confecção da vida” (o barro primordial), ao mesmo tempo que prepara os espíritos para o desencarne, abrandando a memória para que reencarnem, sem a lembrança das vidas passadas.

O propósito de cultuar Mãe Nanã

Quando cultuamos Nanã Buruque estamos buscando o axé e a força de uma orixá de grande sabedoria acumulada pela vivência dos anos, que nos ensina a lançar um olhar para dentro de si, buscando desacelerar, diminuir o ritmo de atividades, e assim apurar o nosso espírito, visando aperfeiçoá-lo.

Função decantadora

Vovó Nanã nos convida a fazer uma análise profunda de nossas atitudes, de nossos traumas, de tudo aquilo que é, ou foi indigesto, em algum momento de nossas vidas, e decantá-los.

Decantar no sentido de adormecer, superar aquilo que é passado e não pode mover o presente ou ser a base do futuro.

O culto a Mãe Nanã nos ensina decantar, a superar e desprender dos rancores, das mágoas, nos livrar das atitudes tempestivas e impensadas, abrandar a fúria que nos assombra em certos momentos, e descartar o ódio e as vinganças fúteis.

Nanã nos remete ao que é essencial, ela aconselha a descartar o “peso que se carrega nas costas” para ter uma vida mais leve e equilibrada.

Aceitação da maturidade e envelhecimento

O culto a Mãe Burukú nos ajuda na aceitação do envelhecimento, na compreensão de que a da juventude e vigor que vivemos certa vez não serão parte de nossa vida sempre, e; que devemos fazer uma adaptação ao novo modo de viver com maturidade, para atravessar essa fase com qualidade de vida.

Culto a Mãe Nanã

  • Dia da semana: domingo
  • Comemoração anual: 26 de Julho
  • Sincretismo religioso: Sant’Anna
  • Cores: lilás, lavanda, violeta, preto, azul escuro, rosa.
  • Velas: branca, lilás, roxa, bicolor branca e lilás.
  • Saudação: Salúba, Nanã!
  • Elementos; água doce, lama, terra, lodo.
  • Oferendas: sarapatel, bolinho de batata doce, feijão preto, manjar, etc.
  • Flores e ervas: crisântemo, lavanda, cipreste, assa-peixe, avenca, manacá, quaresmeira, manjericão roxo, ipê roxo, canela de velho, hortênsia, etc.
  • Bebidas: suco de uva, vinho licoroso rose, água mineral.
  • Pedras: ametista, cacoxenita, tanzanita.

Saiba mais

Nanã Buruquê é a senhora dos portais da vida e morte na Umbanda. É responsável pela preparação para a reencarnação das almas e, além disso, domina pântanos, mangues e chuva.

Saiba mais sobre os filhos de Nanã e suas características de personalidade, segundo a Sagrada Umbanda. Confira no artigo.

Confira uma poderosa Oração a Nanã, a sábia anciã dentre os orixás, para rogar por sua luz e por sua proteção nos momentos de dificuldades.

Deseja descobrir guias e orixás da Umbanda e fazer perguntas aos orixás e entidades? Então, faça uma consulta com a sacerdotisa Glaucia Carvalho e receba respostas claras.

Descubra todas as entidades que regem seus caminhos

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é glaucia-macumbe-se.jpg

Se você tem dúvidas sobre as entidades que regem seus caminhos, então, faça uma consulta espiritual para revelar com detalhes todos os regentes da sua espiritualidade.

Nessa consulta, a sacerdotisa de Umbanda vai revelar seus orixás regentes e entidades (Exú e Pombagira, Pretos Velhos, Caboclos e Ciganos).

Glaucia Carvalho, que tem mais de 30 anos de experiência como sacerdotisa de Umbanda; assim, ela vai orientar em suas dúvidas do ponto de vista espiritual e responder suas perguntas enviadas. Você pode enviar três (03) perguntas que deseja fazer.

Faça hoje mesmo sua consulta.

Siga-me nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.