Janeiro de 2022 e as datas comemorativas na Sagrada Umbanda

Janeiro de 2022 é o mês de festas e homenagens ao Orixá Oxóssi e também às falanges de Caboclos, boiadeiros, baianos e cangaceiros.

Janeiro de 2022 e as datas comemorativas na Sagrada Umbanda

Oxóssi e suas falanges são grandes provedores de fartura, abertura de caminhos financeiros e abertura para o conhecimento, estudos, realização de provas, etc..

  • 06/01 – Dia de Reis;
  • 20/01 – Dia de São Sebastião e dia de Oxóssi.

Oxóssi

O Orixá Oxóssi é um dos deuses do panteão africano mais conhecidos e cultuados nas religiões afro-brasileiras.

Pode ser conhecido por diversos apelidos como: “Caçador de uma só flecha” ou “Rei de Kêtu”, ou ainda; pelos diferentes nomes que recebe em diferentes nações, como Odé ou Mutakalambô

Oxóssi é o Orixá das matas, dos animais, e da fartura de suas matas de sua caça. Visto que é um grande caçador, cuida de prover o alimento para todos, sempre afortunando, assim, os que o buscam. 

Seu conhecimento e seu modo de vida na natureza o torna um perfeito guerreiro e sábio. Ele está sempre em sintonia com o meio ambiente e, por isso, é responsável, com base em seu conhecimento de território adquirido em suas caçadas, encontrar novos locais adequados à sobrevivência de seu povo, com a fartura de alimentos e água necessários. 

Patrono dos Caboclos e Senhor da linha das matas na Umbanda

Além disso; Oxóssi é patrono da linha de Caboclos na Umbanda, poderosas entidades que trabalham em todas as frentes junto aos frequentadores das casas de axé.

Essas poderosas entidades atuam auxiliando na proteção e limpeza espiritual, e até mesmo em fortes trabalhos de cura e saúde, física, espiritual e mental; já que dominam o uso das matas e suas ervas

Sincretismo de Oxóssi

A Umbanda utiliza-se da imagem de santos cultuados pela Igreja Católica por um fato histórico-cultural.

Na medida em que os negros que chegavam ao Brasil como escravos, oriundos das diversas tribos africanas, traziam em seu interior a crença nos Orixás, porém não podiam manifestá-la, pelo preconceito dos seus senhores, que consideravam tal culto heresia e feitiçaria.

Os Orixás são espíritos de altíssima vibração; os Santos foram pessoas que viveram na Terra e um dia estiveram, como nós, sob a tutela desses Orixás.

O africano não abandonou as suas crenças religiosas. Simplesmente, procurou acomodar-se a situação e o processo mais inteligente foi exatamente o de comparar as qualidades dos seus Orixás com a dos santos católicos.

Oxóssi é sincretizado com São Sebastião, sendo celebrado em 20 de janeiro.

Confira também

Confira banho e oração para os filhos de Oxóssi iniciarem o ano novo – Acesse o artigo completo e, assim, confira banho e oração para os filhos de Oxóssi iniciarem o ano novo e, então, inicie o ano de 2022 com o axé de Oxóssi, seu Orixá Regente.

Os Filhos de Oxóssi e suas características de personalidade na Umbanda – Acesse o artigo e, assim, saiba tudo sobre os filhos de Oxóssi . Conheça, então, suas características de personalidade, segundo a Sagrada Umbanda.

Oxóssi é o orixá da caça e da prosperidadesenhor das matasprotetor dos animais. Além disso, é o orixá patrono dos Caboclos, os espíritos evoluídos das matas.

Simpatia de prosperidade para Oxóssi trazer fartura a sua vida.- Acesse o artigo e aprenda, assim, uma simpatia de prosperidade. Ela é feita em favor de Pai Oxóssi, orixá que traz, assim, a fartura ao lar de seus filhos.

Quer descobrir guias e orixás da Umbanda e fazer perguntas ao Búzios? Faça uma consulta esotérica com a sensitiva Glaucia Carvalho e receba, assim, respostas claras.

Principais folhas de Oxóssi para banhos e defumações de prosperidade – Confira neste artigo quais as principais folhas de Oxóssi usadas em banhos e defumações para prosperidade e abertura financeira.

Faça uma consulta espiritual

Consulta espiritual com cartas do tarô

Você tem questionamentos afligindo sua vida, e precisa de respostas das entidades para tomar decisões importantes? Então, faça hoje mesmo uma consulta espiritual. Receba. assim, revelações dos guias da Umbanda para que possa esclarecer e orientar espiritualmente sua vida.

Você pode, além disso, solicitar a identificação das entidades que regem seus caminhos. E, através da consulta a Cabala dos Orixás, ficar, então, sabendo com detalhes todos os regentes da sua espiritualidade.

A consulta vai revelar seus orixás regentes (orixá principal, ajuntó e orixá familiar). E, além disso, entidades (Exú e Pombagira, Pretos Velhos, Caboclos e Ciganos).

Glaucia Carvalho, que tem mais de 30 anos de experiência como umbandista. Por isso, pode orientar em suas dúvidas do ponto de vista espiritual e responder as questões que estão afligindo sua vida.

Siga-me nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *