Deusa das Cachoeiras Oxum: Personalidade dos filhos e culto na Umbanda

A Deusa das Cachoeiras empresta a seus filhos muita coragem, paixão e sensualidade, características marcantes desta orixá no culto da Umbanda e Candomblé.

Quem é Oxum

É a orixá do ouro, da riqueza e fartura, deusa do amor e da fertilidade.

Oxum é a filha predileta de Oxalá e Iemanjá que contempla do alto da cachoeira a queda de suas águas, e; através das cascatas e rios que são seus domínios, distribui bênçãos de amor e fertiliza a terra.

Culto a Oxum

  • Dia principal de culto: Sábado
  • Comemoração Anual: 08 de dezembro
  • Cores: Amarelo, ouro, rosa, azul claro
  • Símbolo: Leque com espelho (Abebé)
  • Elemento: Água Doce (Rios, Cachoeiras, Nascentes, Lagoas)
  • Domínios: Amor, Riqueza, Fecundidade, Gestação e Maternidade
  • Saudação: Ore Yêyê Ô!
  • Velas: branca, rosa, azul clara, dourada
  • Oferendas: Omolocum, rosas e palmas amarelas, espelhos, bonecas, etc.
Deusa das cachoeiras

Características de personalidade dos orixás

Todas as pessoas herdam características de personalidade positivas e negativas dos seus orixás regentes, pois são espíritos percorrendo uma jornada encarnatória, e lapidar essas características é o que nos conduz a evolução.

Algumas características de personalidade podem ser mais marcantes em uma pessoa que outra, pois são influenciadas pelos demais orixás que compõem a coroa, tornando cada indivíduo único sob o ponto de vista espiritual.

Dessa forma; a filha de Oxum com Oxalá pode ter características de personalidade diferentes da filha de Oxum com Xangô, por exemplo.

Filhos da Deusa das Cachoeiras

Assim como a mãe, a filha da deusa das cachoeiras é altiva mas amorosa, e; quando estabilizada em uma vibração positiva torna-se uma pessoa generosa, que espalha prosperidade e boas energias por onde passa.

A mãe dos espíritos das águas doces empresta a seus protegidos a coragem de ousar desbravar o mundo, e como os rios que atravessam os obstáculos mais difíceis, seus filhos são capazes de conquistarem aquilo que desejarem, por mais difícil que possa parecer.

Pessoas determinadas

Geralmente são pessoas que tem uma força de vontade inquebrantável, e perseguem seus objetivos com afinco e dedicação, sendo capazes até de passar pelos sentimentos de outras pessoas sem piedade, e; podem estar muito distantes da imagem de pessoas doces que fazem para impressionar em certos momentos.

Inimigos poderosos

Oxum é ardilosa, e por isso; consegue o poder de ler o Jogo de Búzios seduzindo e enganando o mais perspicaz dos orixás: Exú, que era o detentor do oráculo.

Por isso; seus filhos são também mestres em dissimular, caso isso possa contribuir para seu sucesso ou objetivo pessoal; e como as águas que circundam e envolvem um obstáculo, farão o oponente afogar em seus planos.

Pessoas diplomáticas

Mas não espere pelo embate quando o filho de Oxum declarar guerra, como faria um filho de Iansã ou Ogum! Oxum é um rio que com seus redemoinhos vai conduzindo os inimigos para o precipício, sempre com diplomacia.

Por outro lado; os filhos de Oxum podem ser grande amigos e aliados, tratando com grande generosidade aqueles por quem tem afeto e respeito.

Forte intuição nos filhos da Deusa das Cachoeiras

Dotados de grande poder de intuição, os filhos de Oxum são pessoas perspicazes, que conseguem enxergar aquilo que as pessoas tentam esconder nas águas turvas da dissimulação.

Dom de interpretar oráculos

Graças a esse poder intuitivo, os filhos da deusa das cachoeiras podem desenvolver muita afinidade com oráculos, pois é Oxum a orixá capaz de ler os Búzios e comunicar-se com o mundo dos espíritos.

Sacerdotes

Muitos filhos da orixá das águas doces chegam a altos postos na hierarquia religiosa, pois tem um senso de religiosidade apurado, podendo apresentar diversas faculdades mediúnicas além da capacidade de interpretar diversos oráculos.

Grandes feiticeiros

Os filhos da Deusa das Cachoeiras são conhecidos pela habilidade natural com a magia porque tem a proteção de Oxum contra feitiços, e; embora não sejam imunes a eles, são mais resistentes aos ataques que os filhos de outros orixás, pois tem a proteção das Yamis.

O culto de Oxum está intimamente ligado ao culto das Yamis, (Iyá Mi Ajé = Minha Mãe Feiticeira) também conhecida por Iyami Oxorongá, que guardam o segredo da criação.

Os mortos do sexo feminino recebem o nome de Ìyámi Agbá (minha mãe anciã), mas não são cultuados individualmente. Sua energia como ancestral é aglutinada de forma coletiva e representada por Ìyámi Oxorongá, a grande mãe.

Esta imensa massa energética que representa o poder da ancestralidade coletiva feminina é cultuada pelas “Sociedades Gëlèdé”, compostas exclusivamente por mulheres, e somente elas detêm e manipulam este perigoso poder. 

Yamis na barra da saia de Oxum

Certas lendas dizem que Oxum carrega as Yamis na barra da saia e quando necessário envia essas forças contra seus inimigos, para sua proteção e de seus filhos.

Amantes apaixonados

Liberdade para amar pode ser o lema da filha de Oxum e a sensualidade natural impulsionar a vários romances apaixonados, mas seus filhos podem também manter um único amor por toda a vida, que será defendido com “unhas e dentes” de qualquer ataque rival.

Mães Protetoras

Os filhos de Oxum podem se tornar mães muito protetoras, embora não sejam tão possessivas quanto as filhas de Iemanjá.

Procuram dar liberdade a seus filhos pois também prezam pela própria liberdade e tem nítida preferência por outros afazeres que não os domésticos, na maioria das vezes.

O filho da deusa das cachoeiras na vida profissional

As áreas de atuação profissional dos filhos da deusa das cachoeiras são as mais variadas e podemos encontrar advogados, professores, cientistas, jornalistas, artistas, comerciantes, desportistas, etc.

Saiba mais sobre Oxum

3 rituais para Oxum no “Dia dos Namorados” na Umbanda

A Linha das Pombagiras – Trabalhadoras de Oxum na Sagrada Umbanda

Siga-me nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.