O culto ao Orixá Exú – Saiba mais sobre culto ao Orixá da comunicação

Confira, neste artigo, tudo sobre o Culto ao Orixá Exú, e aprenda a agradar o orixá da comunicação entre os mundos e guardião dos caminhos.

Quem é o Orixá Exú?

O Orixá é um dos mais importantes orixás.Este Orixá é um mensageiro entre o mundo material e o mundo espiritual, sendo, assim, o responsável por fazer a ponte entre os homens e as divindades.

Além disso, é considerado o mais humanizado dos Orixás já está fortemente ligado às energias da prosperidade, da sexualidade.

O Orixá Exú está sempre ligado à vitalidade, à força, à proteção e, assim como todo ser humano, carrega em si a dualidade, o bem e o mal, o brincalhão e o sério, Aquele que protege e aquele que pune, etc..

Culto ao Orixá Exú

  • Dia da semana: Segunda-feira
  • Comemoração anual: 13 de Junho
  • Sincretismo: Santo Antônio
  • Cores: Vermelho e preto;
  • Símbolo: Ogó (bastão com cabaças que representa um falo);
  • Contas ou guias de santo: com as cores  preto e o vermelho;
  • Principais folhas e ervas: fedegoso, pinhão roxo, mamona roxa, cardo santo ou serralha, picão, melão de São Caetano, vinagreira;
  • Comidas e Oferendas: padê, bodes e galos, e aguardente, acompanhado de comidas feitas no azeite de dendê;
  • Saudação: Laroyê!
  • Padê: Existe variação deste prato de acordo com o terreiro ou com o pedido que está sendo feito por quem oferenda. Em um alguidar farofa amarela, azeite-de-dendê, um acaçá e um copo de água ou cachaça, com uma vela branca que são “arriados” para Exú.
  • Velas: Branca; vermelha e preta; branca e preta; amarela e preta; toda preta ou toda vermelha;
  • Domínios: sexualidade, prosperidade, proteção espiritual, comunicação.

Confira também

O culto a Xangô – Como cultuar o Orixá da Justiça na Umbanda – Confira, neste artigo, tudo sobre o Culto a Xangô, e aprenda a agradar o orixá da justiça e ter seu axé em sua vida, de acordo com a Umbanda.

Kiumbas, eguns, obsessores e espíritos trevosos na Umbanda – Kiumbas ou quiumbas, eguns, espíritos sofredores, espíritos trevosos e obsessores são classificações dadas na Umbanda e no espiritismo a certas classes de espíritos que atormentam e devem, assim, ser afastados.

O culto a Ossain – Como cultuar o Orixá das folhas e ervas na Umbanda – Confira, neste artigo, tudo sobre o Culto a Ossain. Aprenda, assim, a agradar o orixá das folhas e ervas, tão importantes na umbanda.

Linha de Esquerda da Umbanda é formada por Exú, Pombagira e Exú Mirim. Acesse o artigo completo e, assim, saiba mais esses espíritos fundamentais na sustentação espiritual de nossa vida.

O culto a Oxalá – Como cultuar o Orixá Pai Maior da Umbanda – Confira o artigo completo e, assim, saiba tudo sobre o Culto a Oxalá. Além disso, aprenda a agradar o Orixá da paz, Pai dos outros Orixás e Pai maior da umbanda.

Faça uma consulta espiritual

Consulta espiritual com cartas do tarô

Você tem questionamentos afligindo sua vida, e precisa de respostas das entidades para tomar decisões importantes? Então, faça hoje mesmo uma consulta espiritual. Receba, assim, revelações dos guias da Umbanda para que possa, então, esclarecer e orientar espiritualmente sua vida.

Você pode, além disso, solicitar a identificação das entidades que regem seus caminhos. E através da consulta a Cabala dos Orixás, ficar sabendo, então, com detalhes, todos os regentes da sua espiritualidade.

A consulta vai revelar seus orixás regentes (orixá principal, ajuntó e orixá familiar) e entidades (Exú e Pombagira, Pretos Velhos, Caboclos e Ciganos).

Glaucia Carvalho, que tem mais de 30 anos de experiência como umbandista. Por isso, pode, assim, orientar em suas dúvidas do ponto de vista espiritual e responder as questões que estão afligindo sua vida.

Faça hoje mesmo sua consulta.

Siga-me nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *