O culto a Xangô – Como cultuar o Orixá da Justiça na Umbanda

Confira, neste artigo, tudo sobre o Culto a Xangô, e aprenda a agradar o orixá da justiça e ter seu axé em sua vida, de acordo com a Umbanda.

Que é o orixá Xangô

Xangô é o orixá das pedreiras dos raios e trovões. Além disso; é senhor do fogo com o qual promove o banimento das energias negativas e a purificação dos espíritos.

Através de seu machado de duas faces, Xangô executa, de forma imparcial a Justiça Divina, ou seja, a Lei Maior.

Promove, assim, o equilíbrio, sem escolher lados. A lei de ação e reação é o que determina o peso colocado na balança.

Por isso, quem invoca a intervenção de Xangô, deve estar pronto para também pagar se estiver devendo à justiça divina.

Além disso, Xangô é também considerado um orixá regente da sabedoria, do conhecimento e dos estudos.

O culto a Xangô na Umbanda

Por que cultuamos Xangô?

Através do culto a Xangô, os seus filhos e fiéis fazem suas oferendas e suas homenagens a este Orixá, para que tenham, assim, sua proteção contra injustiças e seu axé dos estudo e do conhecimento.

Culto a Xangô

  • Dia da Semana: o dia da semana dedicado ao culto a Xangô é a Quarta-Feira;
  • Dia anual: Xangô pode ser homenageado em 24 de junho, em 29 de junho ou, além disso, em 30 de setembro, dias respectivamente, de são João Batista, São Pedro e São Jerônimo, com os quais Xangô é Sincretizado;
  • Saudação: Kawô Kabiesilé! ou Obanixé, Kawô Kabeci!;
  • Cores: as cores principais de Xangô são o Vermelho e o Branco; mas, a depender da casa, ou da qualidade do Orixá pode-se, assim, encontrar Xangô de Vermelho e Marrom; de Marrom e Preto; de Marrom e Branco; todo de Marrom; ou todo de vermelho. 
  • Elementos: Xangô rege, na natureza, as pedreiras, o elemento fogo, os vulcões, os raios e trovões. Na espiritualidade, Xangô rege o Culto de Egungun, senhor dos mortos, assim como as energias da justiça divina e da Lei Maior e as energias dos estudos e do conhecimento;
  • Elemento Livro: os livros representam Xangô porque este orixá está ligado as questões da razão, do conhecimento, do intelecto e da letra da lei, assim como a justiça e o direito;
  • Ferramentas: Oxê, machado duplo de dois cortes laterais feito e esculpido em madeira ou metal; Xerê, um tipo de chocalho feito de cabaça ou de cobre;.
  • Símbolos: Machado de dois lados, que simboliza a justiça imparcial, a balança e a estrela de seis pontas que simbolizam o equilíbrio das energias no mundo;
  • Pedra: Meteorito, pedra de fogo, e olho de tigre;
  • Principais folhas e ervas: alfavaca roxa, café (folhas), cipó-mil-homens, erva de São João, flamboyant, hortelã, levante, manjerona, mentrasto, nega-mina.
  • Comidas e OferendasAmalá, quiabo, rabada, cágado, carneiro e algumas vezes, cabrito;
  • Animais associados a Xangô: cágado, tartaruga, carneiro e leão.
  • DançaAlujá é a roda de Xangô. Durante o alujá, são cantados vários pontos que falam de suas conquistas, de seus feitos, de suas esposas e, além disso, de seu poder e domínio como orixá.

Saiba mais sobre Xangô

Saiba mais sobre o Orixá Xangô, visitando nossa página dedicada especialmente a ele.

Os filhos de Xangô têm forte senso de justiça, são observadores, sinceros e têm, ainda; grande capacidade de liderança. Saiba tudo no artigo.

Confira um poderosa oração a Xangô para fazer seus pedidos ao “Orixá da Justiça” e evocar seu axé, proteção e suas bênçãos.

Confira uma forte oração para fazer seus pedidos a São Jerônimo, sincretizado com Xangô! – Confira uma forte oração para que possa fazer seus pedidos no dia de São Jerônimo, santo que, no sincretismo, é associado ao Orixá Xangô das Pedreiras e da justiça.

Faça uma consulta espiritual

Eu posso ajudar você a resolver seus problemas e encontrar melhores oportunidades em seus caminhos.

Tenho mais de 30 anos de experiência na Umbanda e, assim, ajudo muitas pessoas a resolverem seus problemas.

Receba uma orientação espiritual clara e objetiva sobre os problemas que está enfrentando agora, e que não consegue resolver sozinha.

Siga-me nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.