Saiba qual é o seu dosha (biótipo) segundo a medicina Ayurvédica

O dosha (biótipo) segundo a medicina Ayurvédica significa todas as forças do corpo, as quais temos que conhecê-las e saber equilibrá-las.

A medicina Ayurvédica é baseada na construção do ser humano a partir dos cinco elementos fundamentais: Éter, Ar, Fogo, Água e Terra.  Estes elementos expressam-se no corpo de cada de forma condensada e singular. Existem três modelos constitutivos básicos de concentração desses elementos, os doshas, que são: Vata, Pitta e Kapha.

O elementos Éter e Ar manifestam-se no dosha Vata; Fogo e Água, no dosha Pitta; e Terra e Água, no dosha Kapha. Desta forma, de acordo com a combinação dos elementos, determina-se as características de cada dosha.

Todas as pessoas possuem os três doshas, mas com proporções diferentes. Às vezes, constitui-se um desequilíbrio, por excesso ou carência de algum dosha, o que pode ocasionar doenças físicas, mentais ou espirituais. O restabelecimento do equilíbrio original (cada um possui o seu) dos doshas, segundo a medicina Ayurvérdica, se dá por meditação, exercícios físicos, yoga, uso de plantas medicinais, alimentação.

Vata: é o princípio do movimento no corpo, na mente e na consciência. É responsável por todo o movimento físico, o que inclui os sistemas de circulação interna e de eliminação. As mudanças em nossos pensamentos e emoções e até mesmo as alterações em nosso estado de humor e consciência.

Pitta: é o princípio da digestão e da transformação. É responsável pela digestão dos alimentos no estômago e no trato intestinal, das partículas em nível celular. Além da “digestão” de nossos pensamentos e emoções. Pensamentos bem digeridos levam ao conhecimento intelectual; emoções bem digeridas levam à consciência intuitiva e ao auto-conhecimento.

Kapha: é o princípio da lubrificação e da estruturação. Para que haja movimento e digestão, é preciso que o organismo esteja perfeitamente lubrificado. Como o corpo não é simplesmente uma máquina, e sim um todo em constante modificação, tanto da percepção interna quanto de estímulos externos, kapha também é responsável pela inteligência celular. É o que garante, por exemplo, que o coração irá exercer exclusivamente suas funções e não as de outros órgãos.

 

CONFIRA TAMBÉM

Conheça a alimentação ayurvédica e como nos ajuda a equilibrar corpo e mente – A alimentação ayurvédica é uma prática cultural hindu de medicina tradicional indiana, há tempos praticada pelos antigos sábios e religiosos, e tem como base os conceitos de cura e prevenção da saúde.

Dicas de magia: folhas de louro para ter força em um momento de decisão – As folhas de louro podem ser utilizadas para uma interessante magia de poder de decisão. Durma com algumas folhas…

Aprenda a meditar com óleos essenciais para a cura e autoconsciência – Os óleos potencializam os benefícios da meditação, tanto em nível físico quanto em nível energético.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *