Oxóssi é o orixá da caça e da prosperidade, senhor das matas, protetor dos animais. É o orixá patrono dos Caboclos, os espíritos evoluídos das matas.

Patrono dos Caboclos e Senhor da linha das matas na Umbanda

Orixá da caça e da fartura, das florestas e das relações entre o reino animal e vegetal. É representado nas florestas caçando com seu arco e flecha. É o mais simplório e honesto de todos os Orixás.

Oxóssi é ainda o patrono da agricultura, sendo o protetor das colheitas fartas.

Em função da sua ligação direta com a natureza; podemos dizer que é também o protetor da ecologia, sendo da sua responsabilidade o bem-estar da fauna e da flora.

Pisa macio, mas é certeiro. Tem um gosto refinado. Gosta das coisas boas, veste-se bem e cuidadosamente.

Tudo que pertence à natureza, especificamente as matas e o reino animal têm a ação de Oxóssi.

Sincretismo de Oxóssi

A Umbanda utiliza-se da imagem de santos cultuados pela Igreja Católica por um fato histórico-cultural.

Na medida em que os negros que chegavam ao Brasil como escravos, oriundos das diversas tribos africanas, traziam em seu interior a crença nos Orixás, porém não podiam manifestá-la, pelo preconceito dos seus senhores, que consideravam tal culto heresia e feitiçaria.

Os Orixás são espíritos de altíssima vibração; os Santos foram pessoas que viveram na Terra e um dia estiveram, como nós, sob a tutela desses Orixás.

O africano não abandonou as suas crenças religiosas. Simplesmente, procurou acomodar-se a situação e o processo mais inteligente foi exatamente o de comparar as qualidades dos seus Orixás com a dos santos católicos.

Oxóssi é sincretizado com São Sebastião, sendo celebrado em 20 de janeiro.

Características dos filhos de Oxóssi

Os filhos de Oxóssi são honestos, desinteressados, altruístas e espontâneos. A principal característica dos filhos de Oxóssi é a honestidade: nunca esperam recompensa daquilo que fazem espontaneamente.

Os filhos de Oxóssi são discretos, curiosos e introvertidos. Tem muita iniciativa e estão sempre em busca de novas descobertas e de novas atividades. São rápidos e alertas.

Estão sempre em movimento, não param. Tem grande senso de observação, muita sensibilidade e criatividade, entretanto são distraídos, instáveis e não são perseverantes.

São pessoas bem generosas, hospitaleiras, românticas, carinhosas e apaixonadas. Tem um gosto apurado e dotes artísticos. São amigos da ordem e da vida.

São amáveis, dóceis, educados, serenos e calmos para conversar e dar conselhos.

Independentes, não apreciam muito os trabalhos em equipe. Mas têm grande senso de dever e de responsabilidade, principalmente em relação aos cuidados para com a família.

O ponto negativo dos filhos de Oxóssi é que acabam tornando-se muito solitários, fechados, introvertidos, críticos, respondões, brigam por qualquer motivo e podem tornar-se vingativos.

O chefe de família de Oxóssi é um tanto desligado do la; não que ele não se interesse pelos problemas familiares, mas prefere ser servido do que servir.

A mulher filha de Oxóssi tende a não ser muito boa dona de casa. Gosta das coisas bem-feitas, mas não de fazer; gosta das coisas em ordem, mas prefere mandar os outros fazerem.

Culto a Oxóssi

  • Dia da semana: quinta-feira
  • Comemoração anual a Oxóssi: 20 de janeiro
  • Velas: verde, branca, bicolor verde e branca, azul clara, amarela.
  • Ervas: guiné, samambaia, alecrim de caboclo, goiabeira, capim limão, etc.
  • Flores: flores do campo, girassol, palmas brancas, rosas brancas, margaridas, etc.